top of page

Aprender a estudar

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Escola Mais


Aprender a estudar proporciona benefícios que vão além de boas notas na escola. Essa atividade é benéfica para manter a mente ativa, manifestando o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes, tais como concentração, memória e raciocínio lógico.


A longo prazo, manter a mente ativa ajuda na prevenção de doenças degenerativas. Já no campo profissional, pessoas com maior nível de escolaridade têm maiores chances de serem mais concorridas no mercado de trabalho, agregando na construção de uma carreira de sucesso.


Por isso, estimular esse hábito desde cedo é benéfico para a vida adulta da criança, mesmo se o aluno ainda estiver no Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.


Outro benefício dos estudos é o desenvolvimento de habilidades de socialização, com o aprendizado em grupo. Afinal, estar em contato com pessoas favorece a empatia e o trabalho em equipe. Por isso, esse tipo de atividade pode ajudar crianças tímidas e com dificuldades de fazer amigos.


E quem disse que não dá para se divertir estudando? É possível acrescentar brincadeiras, jogos, música, filmes e outros materiais de estudos lúdicos, favorecendo com que o momento seja de bem-estar e alegria. O livro didático é importante para aprender a estudar, mas também é essencial investir em outros formatos.


Aluna Escola Mais escrevendo no caderno
Imagem: Escola Mais

Técnicas para estudar melhor


A seguir, conheça dicas simples para aprender a estudar sozinho ou em grupo.


Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em focar 100% em um período e descansar em outro para aumentar a produtividade nos estudos. Para isso, é necessário utilizar um cronômetro e afastar todas as distrações.

O estudante pode definir um tempo para focar que, geralmente, é de 25 minutos. Depois disso, é preciso fazer um intervalo de 5 minutos. Essa pausa deve ser usada para relaxar antes de retornar às atividades.

Após quatro ciclos, o tempo de pausa precisa ser maior, com cerca de 15 e 30 minutos. No entanto, essas medidas podem ser ajustadas conforme as necessidades do estudante.


Mapa mental

O mapa mental é uma técnica para aprender a estudar, muito utilizada por alunos do Ensino Médio, para memorizar informações. Funciona como um diagrama feito em um pedaço de papel, no qual o aluno coloca a ideia central do conteúdo no meio da folha. Os conceitos secundários, então, são escritos nas ramificações apontadas com setas.

Para funcionar, é importante que a palavra desenhada no centro da folha seja clara e objetiva. Nada de escrever textos longos, opte por colocar palavras-chave que resumam as principais ideias do conteúdo.


Afaste as distrações

Deixar as distrações longe do local de estudos é uma ótima dica para aprender a estudar melhor. É preciso deixar o celular no silencioso, desligar a televisão, deixar o videogame de lado, e outras coisas que podem interferir nesse processo.

Para ajudar, é possível estipular pequenas recompensas, por exemplo, assistir a uma série após estudar ou conteúdos. Além disso, é importante comunicar a família e aos amigos que determinado horário é voltado para os estudos.


Monitoria

Estudar sozinho pode não ser produtivo para alguns alunos. Por isso, investir em uma monitoria acadêmica é uma boa opção para melhorar o aprendizado. Na Escola Mais, um dos diferenciais da instituição de ensino é que os alunos têm apoio de monitores após o período regular de aulas.

Além de melhorar o aprendizado, a monitoria serve para o aluno realizar as tarefas escolares sem precisar deixá-las para fazer em casa. Com isso, sobra tempo para aproveitar com a família e amigos após as aulas.


Se seu filho precisa de apoio para aprender a estudar, conheça a Escola Mais e saiba como a monitoria pode ajudá-lo. Conheça as unidades Escola Mais espalhadas em várias regiões de São Paulo/SP


Conteúdo originalmente publicado no Blog da Escola Mais.



Saiba mais sobre a Escola Mais


A Escola Mais é uma das pioneiras no segmento de escolas acessíveis. Com mensalidades a partir de R$ 980,00, oferece inglês diário e ensino em período integral (entre 7h15 e 15h45). Após este horário, e sem custo adicional, os alunos podem participar de atividades recreativas guiadas por educadores, até as 19h. A Escola Mais tem 9 unidades em São Paulo e Joinville. Para agendar uma visita, entre em contato com a escola pelo WhatsApp clicando aqui.


Confira os endereços e informações completas de todas as unidades da Escola Mais nesse link.


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page