top of page

Brincar ao ar livre oferece benefícios a saúde física e psicológica das crianças

Por Nogueira Brinquedos



Conforme apontado por um levantamento da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, os índices de depressão e ansiedade entre crianças e adolescentes na capital aumentaram em 120% ao longo de três anos. A pandemia exacerbou essa situação, intensificando o isolamento e privando os jovens do convívio social, atividades recreativas e momentos de lazer.

A psicóloga Karin Kenzler destaca que, como uma alternativa para prevenir ou auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade, as brincadeiras ao ar livre em parquinhos e playgrounds presentes em parques, praças, condomínios e escolas desempenham um papel crucial. Ela ressalta a necessidade de equilíbrio entre o mundo online, dominado por telas de celulares, tablets e computadores, e a experiência offline. Brincar ao ar livre, além de ser mais do que uma simples diversão, auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças. Estar em contato com a natureza, segundo ela, atua como um antídoto natural, aliviando o estresse e reduzindo a ansiedade.

Nesse ambiente, é possível estimular a interação entre as crianças, promovendo a comunicação, a formação de novas amizades, o respeito mútuo e o compartilhamento de espaços comuns. "As atividades e brincadeiras contribuem para moldar o futuro, tornando a criança apta a planejar, resolver problemas e realizar várias tarefas simultaneamente", destaca Karin.

O brincar ao ar livre desempenha um papel crucial no desenvolvimento do sistema motor neurossensorial, aguçando os sentidos, estimulando a coordenação motora e aprimorando as habilidades das crianças. Por exemplo, ao balançar-se no playground, é necessário controle e força corporal para movimentar o brinquedo sem tocar os pés no chão.

Para Percila Paloma, gerente de vendas e marketing da Nogueira Brinquedos, os playgrounds e parquinhos infantis são essenciais para o desenvolvimento das crianças, proporcionando benefícios para a saúde física e psicológica, coordenação motora e socialização. "Ao brincar no parque, a criança realiza atividades físicas de forma inadvertida, como subir escadas, pular e correr, combinando exercício físico com diversão. Espaços equipados com circuitos, gangorras, balanços, escorregadores e outros brinquedos possibilitam que as crianças aprendam de maneira lúdica e desfrutem de momentos agradáveis com seus amigos", conclui a especialista.


Sobre a Nogueira Brinquedos & Parques


Fábrica localizada na Zona Norte, de São Paulo, com 25 anos de atuação em todo o país. Desenvolve brinquedos, cenografias, mobiliários e eletrônicos para espaços infantis, brinquedoteca e entretenimento para condomínios e hotéis, buffet e casa de festas, restaurantes e empreendimentos, escolas e igrejas. A empresa está sempre em busca de novidades, criando brinquedos de acordo com o objetivo de entreter, despertar o lúdico, fantasia e interação entre as crianças e adultos. Além disso, conta com uma linha de produtos para pessoas com deficiência.


A marca conta com mais de 60 funcionários, está sempre renovando e se aprimorando de acordo com as mudanças do mercado, investindo em consultores para juntos, criarem estratégias que melhorem o desempenho da empresa. É a única do setor a ter o selo ISO 9001:2015, certificado que garante a qualidade e padronização dos seus produtos.


Para mais informações: https://nogueirabrinquedos.com.br/

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page