top of page

Como ajudar crianças e jovens a criar uma rotina de estudos?

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Adriana Castrogiovanni, Orientadora Educacional do Colégio Rio Branco, dá dicas para pais e professores apoiarem na criação de um cronograma semanal de estudos


Na vida escolar, uma das maiores dificuldades dos estudantes é conciliar a rotina, que inclui seus interesses pessoais, com os estudos, levando em consideração o cronograma de atividades e avaliações do colégio. A falta de organização nessa área, muitas vezes, pode causar ansiedade em relação às provas, sobretudo no ano de vestibular.

Pensando nisso, é essencial que o estudante não deixe para a última hora para se organizar. Inclusive, é importante construir uma rotina de estudos desde cedo, no início da vida escolar, para que, no Ensino Médio, já exista um ritmo constante de atividades, evitando o desespero. Então, surge a questão: por onde começar a organização?

Para facilitar, pais e professores podem — e devem — auxiliar os estudantes, ao menos na fase inicial, que estão aprendendo a se organizar e agir por conta própria. Com essa base, cria-se um cronograma semanal de estudos, que será usado como guia para manter todos os conteúdos em ordem, dia após dia.

Como os pais podem ajudar a criar uma rotina de estudos?


Os pais possuem um papel de destaque nos estudos semanais, pois, além da proximidade e da responsabilidade com os filhos, podem acompanhar de perto o desempenho tido em casa. Adriana Castrogiovanni, Orientadora Educacional do Colégio Rio Branco, dá algumas orientações:

1- Definir o local dos estudos

Em casa, o primeiro passo é organizar um local silencioso e apropriado para o momento de estudar, com uma mesa (ou escrivaninha) e todos os materiais necessários para a execução das tarefas.

2- Estabelecer uma rotina fixa diária

Junto com o estudante, os pais devem decidir um horário para que, todos os dias, ele saiba que aquele é o seu momento de estudo. Para isso, é preciso tomar cuidado para não coincidir com a agenda das atividades extracurriculares, como o futebol ou o teatro.

3- Conferir se o filho precisa de ajuda

É fundamental estar disponível caso a criança ou adolescente esteja com dificuldade de seguir o cronograma de estudos, oferecendo amparo para uma reorganização sempre que necessário. Aos poucos, o hábito será adquirido e cumprido, mesmo sem a supervisão dos pais.


Estudantes Colégio Rio Branco Granja Viana
Imagem reprodução: Colégio Rio Branco

Como os professores podem ajudar a criar uma rotina de estudos?


Para os professores, Adriana orienta:

1- Definir as tarefas de casa

“Os professores podem ajudar os estudantes a criar uma rotina enviando, inicialmente, tarefas para que façam em casa, pois, no início, esses alunos precisam mais de orientação do que estudar”, diz Adriana.

2- Separar os conteúdos por períodos

Os docentes podem separar as disciplinas por semanas (semana 1, 2, 3…), para que o estudante perceba que a tarefa é a sistematização do que foi realizado em classe.

3- Variar os conteúdos e formatos

É recomendado variar os conteúdos que vão auxiliar os estudos das turmas, passando atividades diversas entre si, para que não se torne algo monótono ou repetitivo.

Quando iniciar uma rotina de estudos?


A profissional do Colégio Rio Branco reforça que a criação de uma rotina de estudos deve ser estimulada desde cedo, já que é um hábito construído no dia a dia do estudante. Ao longo do tempo, será algo automático, que não pode deixar de ser feito, e que deve ser visto como uma vantagem para sua preparação acadêmica.

“Com o amadurecimento, o estudante vai percebendo que criar esse hábito, além de facilitar e não acumular os estudos, ajuda na organização e trabalha outras habilidades, como o planejamento”, afirma Adriana.

Assim, uma rotina de estudos possibilita que as crianças e adolescentes também tenham um equilíbrio em seu cotidiano, de modo que não se dediquem exclusivamente à escola, tendo espaço para se divertir e descansar – compromissos indispensáveis para o bem-estar e a saúde mental.


Saiba mais sobre o Colégio Rio Branco

No Colégio Rio Branco, a diversidade e o respeito às diferenças são valores fundamentais para o processo de aprendizagem de crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Cada aluno é acolhido em seus sentimentos e em suas necessidades, e visto como um sujeito que constrói conhecimentos e transforma seu entorno. A escola ampliou o foco na educação sem fronteiras ao integrar o currículo brasileiro e o internacional, com as parcerias com a inglesa Fieldwork Education, para a educação infantil e o ensino fundamental, e a canadense Rosedale Global High School, para o ensino médio. O Colégio Rio Branco se destaca por:

  • Formação internacional e multicultural

  • Protagonismo dos estudantes

  • Aprendizado por projetos

O Colégio Rio Branco tem duas unidades, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e na Granja Viana. Confira abaixo mais informações sobre as unidades:

Colégio Rio Branco Higienópolis Localizado na Av. Higienópolis, 996 - Consolação, o Colégio Rio Branco Higienópolis atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, e Ensino Médio. A unidade conta com Auditório, Câmeras de Segurança, Pátio Coberto e Descoberto, Quadras de Esporte, Laboratório de Robótica/Maker e muito mais! Para ver a infraestrutura completa e saber qual o valor da mensalidade do Colégio Rio Branco Higienópolis, clique aqui e acesse o comparador de escolas particulares SchoolAdvisor.

Se preferir, entre em contato com o Colégio Rio Branco Higienópolis por WhatsApp. Clique aqui.

Colégio Rio Branco Granja Viana O Colégio Rio Branco Granja Viana está localizado na Rod. Raposo Tavares, 7200 - Granja Viana, em Cotia. A escola particular oferece turmas para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, e Ensino Médio. A infraestrutura do Rio Branco Granja Viana possui Área Verde, Câmeras de Segurança, Estacionamento, Parque, Pátio Coberto e Descoberto, Quadras de Esportes, Piscina e muito mais! Conheça a infraestrutura completa e saiba qual o valor da mensalidade do Colégio Rio Branco Granja Viana no comparador de escolas particulares SchoolAdvisor, clique aqui. Se preferir, entre em contato com o Colégio Rio Branco Granja Viana por WhatsApp. Clique aqui.


bottom of page