Sabe aqueles momentos em que você se envolve tão profundamente em uma atividade que não percebe nada nem ninguém que está ao seu redor? Esse é o chamado "estado de flow". Nessas ocasiões, sua produtividade está em alta e uma agradável sensação de realização invade você.
Quem não gosta (ou gostaria) de sentir-se assim?
De acordo com Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo que criou a teoria do flow, duas das características do estado de fluxo são: o equilíbrio entre o nível de habilidade e os desafios; e a eliminação do medo do fracasso. Agora reflita: de que forma atingimos esses dois estados, simultaneamente? Através do reconhecimento das nossas potencialidades, de um sólido conhecimento técnico e da capacidade de executá-los! Fácil? Nem tanto. Esse é um processo menos doloroso se ele acontece desde a infância.
Por isso, temos algumas dicas para preparar seu filho para que possa vivenciar o estado de flow na vida adulta:
1. Observe seus comportamentos, sem julgamentos ou críticas. As pessoas só despertam para seu potencial através da experimentação;
2. Estimule sua criatividade, mesmo que às vezes isso provoque um pouco de bagunça ou o rompimento das regras da casa;
3. Acolha suas frustrações e incentive-o a tentar novamente, de uma forma diferente;
4. Convide-o a explorar outras coisas e novas formas do fazer;
5. Incentive que ele pratique seus hobbies com dedicação: as universidades mais prestigiadas do mundo consideram as habilidades pessoais como diferenciais de cada estudante. Um aluno de engenharia que tenha como hobbies a dança, por exemplo, está desenvolvendo ambos os hemisférios do seu cérebro;
6. Por fim, busque uma escola onde seu filho seja estimulado a desenvolver o pensamento crítico, a aprender por meio dos erros e acertos, e a acreditar que é capaz de construir sua própria trilha de conhecimento. Um lugar onde os professores sejam facilitadores do processo de aprendizagem e incentivadores das potencialidades de cada aluno. Uma instituição que forneça um currículo acadêmico consistente, mas que também estimule sua criatividade, sua habilidade de comunicar-se, sua autoconfiança e sua capacidade de adaptação.
Imagem: Wix
Comments