Por Libresse Brasil
A menstruação é um processo natural, mas ainda se encontra nos temas tabus. Falar sobre o tema com jovens e adolescentes pode causar constrangimento e, por isso, é necessário que o assunto venha à tona de maneira espontânea. Afinal, também é papel da escola abordar o assunto.
Segundo pesquisas, as informações sobre a menstruação ainda não fazem parte da vida escolar. Por isso, é necessário incluir no plano escolar espaços para a Educação Menstrual, dedicando tempo à promoção de processos educativos, lúdicos e informativos sobre ciclos menstruais, conhecimento sobre corpos menstruantes e a busca por políticas públicas que garantam a dignidade menstrual.
É muito comum que na fase menarca, as crianças não tenham um ciclo controlado e também não sintam as mudanças no corpo que apontam que a menstruação irá acontecer, por isso, em parceria com a Libresse, a SchoolAdvisor separou algumas ações que buscam reduzir o constrangimento entre os jovens:
As escolas podem disponibilizar gratuitamente absorventes para pessoas menstruantes;
Ressaltar a importância do autocuidado menstrual;
Evitar regras de uso do banheiro;
Naturalizar os termos relacionados a menstruação, de forma a romper o tabu.
Com iniciativas como essas, as escolas reduzem o número faltas por conta da menstruação e ainda permitem que todos os alunos, independente do sexo, se sintam mais familiarizados com o processo natural, além de apoiar com a autoestima do jovem.
As menstruações são normais. Entender sobre elas e mostrá-las também deve ser. É por isso que a Libresse, uma das marcas líderes mundiais sobre proteção feminina, se preocupa tanto em trazer informações qualificadas sobre o tema menstruação.
Acompanhe os conteúdos da @Libresse_Brasil no Instagram e conheça a linha de produtos menstruais que se ajustam às curvas femininas, proporcionando muito conforto e segurança para que elas possam viver a sua vida da maneira como quiserem.
コメント