Por Colégio Rainha da Paz
Um projeto que integra, envolve e reconhece gera naturalmente um alto grau de engajamento dos funcionários. Isso vale não só para escolas, mas para todo tipo de instituição: quanto maior a participação ativa, maior o comprometimento com o trabalho. Um professor que se apropria dos processos, constrói junto, tem sua voz ouvida e contemplada, sente mais vontade de ver dar certo. Ele “veste a camisa”, como se costuma dizer.
Mas não basta ser participativo. A verdade é que ninguém se engaja no que não acredita. O docente precisa se identificar com o projeto pedagógico da escola também no que tange seus valores pessoais. Ele deve acreditar que a instituição busca a coerência entre discurso e prática e precisa ver refletidos no dia-a-dia escolar os princípios que ouve pelos corredores. Este é um ponto chave!
E se, além de acreditar e participar, o professor também tiver autonomia para realizar o seu trabalho, o tripé se firma em uma base mais sólida. Um professor-autor, que constrói seu planejamento a partir da escuta real de seus alunos, é um profissional motivado e protagonista. Ele rompe com a ideia de planejar sem conhecer a turma, mas a partir dos interesses do grupo, à medida que o caminho vai se revelando e que ele consegue ver os olhos brilharem a cada nova descoberta.
Ancorados neste tripé de “participação, identificação e autonomia”, os docentes transmitem segurança e tranquilidade no contato diário com os alunos - e consequentemente com as famílias, estreitando assim o vínculo com a escola. Os resultados positivos do trabalho em sala de aula também ficam evidentes, pois um professor bem amparado conquista a confiança da turma para realizar os projetos com fluidez.
Enfim, podemos dizer que grande parte do engajamento dos docentes passa pelo estilo de gestão. Uma direção escolar democrática, aberta ao diálogo e envolvida também nas demandas pedagógicas faz toda a diferença para manter um bom clima escolar e para que o corpo docente tenha uma postura crítica sobre o trabalho desenvolvido, contribuindo objetivamente com o crescimento pessoal de cada um e também da instituição.
Artigo enviado pelo Colégio Rainha da Paz
Sobre o Colégio Rainha da Paz
Fundado em 1950 pelas Irmãs Dominicanas da Congregação Romana de São Domingos, o Colégio Rainha da Paz prioriza uma pedagogia baseada no respeito, cooperação, dignidade e ética. O Colégio Rainha da Paz está entre as Top 10 escolas em São Paulo no Ranking Indicador de Corpo Docente da SchoolAdvisor.
Para ter mais informações, acesse a página no Buscador de Escolas Particulares SchoolAdvisor: https://schooladvisor.com.br/escolas/35104875/Colegio-Rainha-Da-Paz
Opmerkingen