top of page

Como escolher uma escola em São Paulo: brasileira, bilíngue ou internacional?

Atualizado: 8 de abr.

Por Connie Dayller, diretora de admissões para Primary Division e de assistência financeira, Avenues São Paulo


Escolher uma escola é uma das decisões mais importantes que um pai ou uma mãe podem tomar. Costumo brincar que encontrar a escola certa é como iniciar um relacionamento: há diversas opções fantásticas, mas é necessário encontrar a melhor para você. E o que funciona muito bem para uma família pode não ser tão bom para outra. 


Por sorte, em São Paulo dispomos de ótimas escolas particulares — escolas brasileiras, escolas bilíngues e escolas internacionais. Essas diferenças podem gerar um pouco de confusão, já que algumas são sutis. Vamos conversar sobre as principais delas.


Alunos da Avenues School em estudo de campo
Imagem: divulgação Avenues School

Comparação entre escolas brasileiras, internacionais e bilíngues


🇧🇷Escolas brasileiras: são escolas em que o português é o idioma principal. A maioria dos alunos, senão todos, acabam buscando uma universidade no Brasil para o ensino superior. No caso das melhores escolas brasileiras, é quase certo que os alunos ingressem na USP, PUC, INSPER etc. dado o desempenho excepcional mostrado nos diferentes exames vestibulares. No entanto, caso o aluno queira estudar no exterior, o processo de admissão em universidades estrangeiras e os primeiros meses longe de casa podem se mostrar bastante difíceis.


🇺🇸🇬🇧Escolas internacionais: os alunos dessas escolas também têm um ótimo desempenho, mas a ressalva aqui é que o foco delas geralmente está no currículo e na cultura de um determinado país, como EUA ou Reino Unido. Como resultado, uma grande parte dos alunos acabam ingressando em ótimas universidades nesses países. As crianças aprendem a ler e escrever em inglês antes de qualquer outro idioma, e depois aprendem o português, apesar de esse não ser o foco dessas escolas. A maioria segue o programa International Baccalaureate e oferece diplomas adicionais.


🇧🇷🇺🇸🇬🇧 Escolas bilíngues: essa é uma ótima escolha para pais que desejam que os filhos se sintam confiantes usando o idioma inglês, mas não têm origem internacional ou não fazem planos para que os filhos estudem no exterior. O processo de alfabetização nas escolas bilíngues pode variar bastante. Em algumas, as crianças aprendem a ler e escrever primeiro em português, e apenas mais tarde em inglês. Em outras, elas aprendem a ler e escrever nos dois idiomas ao mesmo tempo. O peso dado a cada idioma varia de acordo com a escola. Escolas bilíngues oferecem apenas o diploma brasileiro.



Onde a Avenues se encaixa em tudo isso? 


Nas minhas conversas, costumo dizer que o fato de nos denominarmos uma escola global não é apenas um capricho linguístico. Aqui na Avenues combinamos o que há de melhor dentro das diversas abordagens. 


🌎 Na Avenues, como em uma escola internacional, as crianças aprendem a ler e escrever primeiro em inglês. Por outro lado, como em uma escola bilíngue, também nos dedicamos a fundo ao idioma e à cultura local. Nossos alunos serão verdadeiramente internacionais e bilíngues, ou seja, capazes de usar tanto o inglês quanto o português como nativos em diversos ambientes e situações. 


🎓 Eles receberão o diploma da Avenues, reconhecido em todo o mundo, assim como o diploma brasileiro. Dessa forma, nossos alunos estarão preparados para estudar não apenas no Brasil e em países de língua inglesa, mas onde quer que seus sonhos e ambições os levem.


Alunos formados na Avenues School
Imagem: divulgação Avenues School

💡Na Avenues, eles também serão expostos a várias experiências que ampliarão seus horizontes, como viagens internacionais, mas também terão a oportunidade de olhar para a comunidade ao redor com uma perspectiva de resolução de problemas, refletindo sobre o papel que desempenham no local onde vivem, e como exercer um impacto positivo. Assim, nossos alunos desenvolvem uma verdadeira competência global e podem se tornar futuros líderes  preparados para entender e resolver problemas de escala global.


Clique aqui para saber mais sobre o que a Avenues tem a oferecer para sua família!


>> Convidamos vocês a participarem de um dos nossos Eventos de Informações para Pais ou entrar em contato com nossa equipe de Admissões — ficaremos honrados em ajudar na sua busca por escolas.



Saiba mais sobre a Avenues São Paulo


O câmpus de São Paulo da Avenues The World School é uma escola independente composta por 16 séries em um agitado centro econômico e cultural da América Latina. A Avenues São Paulo expandiu seu quadro estudantil de 830 alunos para mais de 1.300, do programa Small World para crianças de 18 meses até o 12th Grade. Os estudantes das turmas de 2021, 2022 e 2023, matricularam-se em diversas faculdades e universidades selecionadas em todo o mundo, incluindo Princeton, UC-Berkeley, Universidade de Toronto, Pratt Institute, Universidad Europea de Madrid, Paris College of Art, Insper e FGV. Eles estão a caminho de se tornarem, de acordo com os termos usados na nossa missão, “arquitetos de uma vida que transcenda o comum”.


Para falar com a Avenues São Paulo pelo WhatsApp, clique aqui. 


Para ver informações completas - localização, mensalidade, infraestrutura e muito mais - sobre a Avenues São Paulo, acesse o comparador de escolas particulares SchoolAdvisor. Clique aqui.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Commenting has been turned off.
bottom of page