top of page

Como falar com seu filho sobre a volta às aulas

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por SOS Educação


Lembra de como você falava para o seu filho sobre os planos para as férias? Então, é essa mesma energia que seu filho precisa sentir agora quando você comenta sobre o volta às aulas!


Já prevendo que vai rolar um estresse a partir desta semana, os pais começam a tentar preparar o “espírito” dos filhos para o volta às aulas. E aí acabam por entrar em um espiral de clima negativo, no qual o chororô e as lamentações tornam-se o novo ritmo da família. Assim, ao invés de exercer nosso superpoder de maestros, sem perceber, trocamos de papel e deixamos que os regentes sejam aqueles que precisam ainda muito do guia da nossa batuta.


A dica é lembrar que você é o maestro e seu filho vai seguir seu ritmo, principalmente se não houver um longo discurso da sua parte. Sua atitude é sua batuta. Seu tom de voz é sua flauta mágica. E a partitura não pode ser somente seu coração cheio de culpa.


É necessário o equilíbrio de notas de responsabilidade, limite e amor que educa para a vida. Mesmo que o tom vindo dos filhos seja de lamentação, não se deixe tomar pela culpa. Se ao invés de mostrar pena do filho os pais conseguem colocar a escola como uma honra, um privilégio único, tudo muda para melhor.


Fale sobre a escola como você falou antes das férias sobre a viagem para o Beto Carreiro ou passeio na casa da Vó. Foque seu pensamento no quanto a escola ajuda na educação do seu filho para que se torne um cidadão do bem, com habilidades necessárias para enfrentar o futuro que o aguarda.


Seu tom de voz e postura fazem toda a diferença. E dê às reclamações o status que merecem. Não é preciso contestar. Basta reconhecer: “ah, dá preguiça mesmo né?” e mudar de assunto imediatamente.


Pense em como você comentava sobre a programação das férias, ainda que tenha sido muito parecida com a rotina normal, só tirando a escola. Sua postura de animação e predisposição para gerar uma expectativa positiva faz toda diferença para a forma como eles vão encarar o que está por vir. Pronta/o para vencer o desafio de “quem contagia quem” e tornar o retorno às aulas mais leve?


Conteúdo fornecido por SOS Educação

Imagem: Wix

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page