top of page

Como nascem os projetos?

Artigo escrito pelos alunos Franco Ferré Beconcini, Ivan Moura Frutuoso e Lara Manasseh Machado de Sá, do 2º Liceo da Eugenio Montale


A professora da Primária da Montale, Marina Pasquarelli Perez, pediu que os alunos do I e IV anos desenhassem o que gostariam de trabalhar durante o ano letivo de 2022. Isso porque a escolha do tema seria feita coletivamente. A maestra ficou surpresa ao perceber que todos os alunos, por unanimidade, manifestaram o desejo de estudar algo relacionado ao universo.


Marina afirma que trabalha o desenvolvimento individual de cada aluno, além de explorar a coletividade na sala de aula. A intenção é incentivar a criatividade e aprimorar o italiano com a música. "Como passamos por um momento da pandemia onde a reflexão e o olhar interno eram recorrentes, as crianças se viram na necessidade de olhar para fora refletindo sobre o universo", explicou.


O projeto interdisciplinar — uma colaboração entre as professoras de Italiano, Marina Pasquarelli e Renata Cruz, Português, Carla Mauro, e Arte, Alessandra Maiello — acabou descobrindo talentos. Uri Ferraz, 9 anos, aluno da IV Primária, estava apenas desenhando para se divertir quando a professora percebeu que seu traçado lembrava os mosaicos e afrescos feitos nos tetos das igrejas europeias. A ideia foi incorporada. "Eu só desenhava pra passar o tempo", contou Uri. Agora sua distração virou um mapa de constelações e os desenhos de foram reproduzidos pela turma em tecido e será pendurado no teto da sala.


A organização é fundamental para fazer as coisas darem certo. Na sala, há um mapa mental coletivo, onde são anotadas possíveis ideias, experimentos, teste de materiais e informações. Ali, os alunos têm voz e o livre arbítrio na criação. "O critério é o que faz sentido e está dentro de suas capacidades. As próprias crianças alimentam o mapa como um brainstorm", conta a professora.


Artigo: Franco Ferré Beconcini, Ivan Moura Frutuoso e Lara Manasseh Machado de Sá, do 2º Liceo da Eugenio Montale.




SAIBA MAIS SOBRE A SCUOLA INTERNACIONAL ITALIANA EUGENIO MONTALE


A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale tem compromisso com a formação integral dos alunos, um dos valores mais importantes do seu projeto pedagógico. Desde sua origem, é internacional e seus títulos de estudo são legalmente reconhecidos nos países da União Europeia e no Brasil. A escola é mantida por uma Associação Educacional sem fins lucrativos e os alunos encontram aqui um espaço totalmente voltado para o desenvolvimento de seus potenciais, com turmas pequenas e professores qualificados.


Veja informações completas sobre a Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale no buscador de escolas particulares SchoolAdvisor. Clique aqui.

Se preferir, clique aqui e agende sua visita pelo WhatsApp.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page