top of page

Como surgem os projetos?

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas


Em uma escola humanista, integral e inovadora como o Cláritas, a aprendizagem por meio de projetos acontece durante o ano todo. Os trabalhos estão alinhados ao projeto político- pedagógico, levando em conta as habilidades que se deseja trabalhar em cada turma. Uma das principais características é a construção coletiva, com o envolvimento de toda a comunidade escolar - direção, coordenação, professores, alunos e pais. A participação efetiva das crianças se dá desde a escolha do tema do projeto, definindo os objetivos a serem alcançados e os meios para executá-lo. A utilização de ferramentas tecnológicas agrega muito a esta prática pedagógica, por propiciar o maior engajamento dos alunos.


Um projeto pode nascer a partir do repertório prévio e momentos de curiosidade dos alunos. Uma pergunta em sala de aula, uma inquietação em relação a um problema social, algo que una a turma em torno de um objetivo em comum. Por exemplo, os cuidados com um porquinho-da-Índia, “adotado” pelos alunos do 2o ano da Escola Cláritas. O projeto “Max Cookie” (o nome que escolheram para o bichinho) leva ao aprendizado de inúmeros valores, responsabilidades e solidariedade. “Aprenderam a trabalhar em grupo, a cuidar e nutrir um sentimento por ele”, comenta a coordenadora Laila Marinho. Os pais também foram envolvidos nesta missão, ajudando na construção de uma casinha com labirinto para a diversão do bichinho. Ao final, as crianças ainda desenvolveram um game inspirado no projeto e influenciaram na chegada do “Caramelo”, outro porquinho-da-Índia para fazer companhia ao Max Cookie.


Essa é mais uma grande vantagem da Pedagogia por Projetos: as crianças não aprendem somente o conteúdo, mas desenvolvem outros tipos de habilidades igualmente importantes, como a cooperação, a empatia, a criatividade, o melhor relacionamento interpessoal e a resiliência frente aos desafios.


Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas

Imagens: Escola Cláritas


Saiba mais sobre a Escola Cláritas:

A Escola Cláritas está localizada no Planalto Paulista e atua nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Tem sua filosofia pautada em conceitos como o ensinohumanizado, o uso da tecnologia e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de seus alunos. O Cláritas acredita no ensino que envolve o aluno e o coloca como participante ativo de todo o processo de aprendizagem. Valoriza a construção coletiva do conhecimento,que tem como consequência a formação de crianças capazes de trabalhar em equipe, desenvolver pensamento crítico, responsabilidade e autonomia.


Para ter informações completas sobre a escola, acesse a página da escola no nosso buscador.Clique aqui!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page