Você sabia que crianças que sofrem abusos físicos tendem a perceber expressões faciais zangadas como muito salientes em comparação com outras emoções? E que crianças negligenciadas tendem a ter dificuldade de diferenciar expressões faciais relacionadas a diferentes emoções?
Isso porque o desenvolvimento da capacidade da criança de reconhecer emoções e de responder adequadamente a elas é uma das habilidades sociais afetadas pelos maus-tratos.
Na fase adulta, as vítimas de maus-tratos têm taxas altas de ansiedade, distúrbios alimentares e distúrbio de estresse pós-traumático. Além disso, o estresse extremo associado a maus-tratos na infância pode resultar em problemas na regulação da emoção e do cortisol, hormônio que pode afetar o desenvolvimento de regiões cerebrais associadas à armazenagem e à recuperação de lembranças.
Se você suspeita de maus-tratos ou negligência a crianças e adolescentes - seja na escola, em casa, ou em qualquer outro lugar- denuncie! Os órgãos responsáveis são os Conselhos Tutelares; as Polícias Civil e Militar; e o Ministério Público. Proteger as crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós.
Fonte: Informações extraídas do artigo "Pollak S. O impacto de maus-tratos na infância sobre o desenvolvimento psicossocial de crianças pequenas. Em: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. MacMillan HL, ed. tema. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [on-line]. https://www.enciclopedia-crianca.com/maus-tratos-na-infancia/segundo-especialistas/o-impacto-de-maus-tratos-na-infancia-sobre-o. Publicado: Dezembro 2004 (Inglês). Consultado em 4 de abril de 2022.
Imagem: wix
Comments