Você sabia que a escola pode ajudar – e muito – a minimizar os impactos do divórcio vivenciados pelas crianças e adolescentes?
O ano de 2021 registrou o número recorde de divórcios no Brasil: foram mais de 80 mil separações, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil. E sem dúvidas o bem-estar dos filhos está entre as prioridades dos pais nesse momento.
Terminar um relacionamento pode não ser fácil e, por isso, muitas vezes as famílias tendem a aguardar algumas resoluções antes de comunicar a escola. No entanto, o ideal é que a escola seja notificada da decisão o mais rápido possível.
Isso porque as mudanças provocadas pela separação dos pais podem trazer impactos negativos tanto na vida acadêmica quanto na vida social das crianças e adolescentes que vivenciam esse processo.
A escola é um ambiente seguro para seu filho, onde ele pode expressar sentimentos e pensamentos longe da influência e do julgamento da família.
Ao saber que o estudante está passando pelo período de divórcio dos pais, a escola pode se manter ainda mais atenta aos comportamentos e necessidades do estudante, acolhendo e respeitando seu espaço de ressignificação da nova dinâmica familiar.
Além disso, saber o contexto no qual seu filho está inserido, permitirá que a escola desenvolva novas estratégias de aprendizado, quando necessário, e indique profissionais especializados que podem amparar as questões emocionais e sociais relacionadas à separação.
Como o divórcio interfere no desempenho escolar
O divórcio pode ser um dos acontecimentos mais estressantes na vida de uma criança ou adolescente: além da mudança na dinâmica familiar, podem sofrer declínio nos padrões financeiros, precisam se dividir entre duas casas e, muitas vezes, até mudar de escola. Isso sem mencionar a carga emocional a que estão sujeitos, dependendo da forma como a separação for conduzida pelos pais. É natural que, diante de tantos desafios e novidades, haja queda no desempenho escolar.
Um estudo conduzido pela Universidade de Wisconsin-Madison constatou que estudantes vivenciando o processo de divórcio têm maior probabilidade de sofrer de ansiedade, solidão e tristeza, em comparação aos alunos de pais casados. Ao lidar com tantos sentimentos, se distanciam dos amigos e passam a ter dificuldades em acompanhar o ritmo acadêmico.
A ótima notícia é que a mesma pesquisa constatou que a situação costuma se estabilizar com o decorrer do tempo.
Portanto, se você está vivenciando o processo de divórcio, conte com o apoio da escola para lidar com as questões emocionais e acadêmicas conforme surgirem.
Pais divorciados e as decisões sobre a escola
De acordo com a advogada Anna Luiza Ferreira, convivendo ou não com o filho, e independente do tipo de guarda, tanto o pai quanto a mãe podem obter as informações que desejarem diretamente na escola. Por lei, as instituições de ensino têm o dever de informar tanto o pai quanto a mãe, separados ou não, a respeito da proposta pedagógica, do rendimento e da frequência do aluno. No entanto, quando a guarda é unilateral, a situação financeira do aluno só pode ser transmitida ao responsável pela assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Por isso, é importante que a instituição de ensino tenha acesso à cópia da decisão judicial onde informa quem detém a guarda da criança e as condições referentes a essa concessão. Outra dúvida muito comum em processos de divórcio é: quem deve levar e buscar as crianças na escola? Segundo Flavia Miranda Oleare, advogada especialista em direito de família, depende do que foi fixado pelo juiz ou do que foi acordado entre as partes. Em regra, o que se define é que quem vai conviver com a criança deve ser responsável por levar e buscar o estudante na escola. Porém, apesar das decisões judiciais, imprevistos acontecem - e o juiz não estará lá para definir o que fazer.
Então, independente do que for a regra, os pais precisam ter bom senso e flexibilidade para aceitar os imponderáveis e muitas vezes também, respeitar a vontade da criança.
Gostou desse conteúdo? Então conheça mais conteúdos no Blog da SchoolAdvisor, uma solução multicanal de busca e recomendação de escolas particulares!
Comments