Não dá pra negar, os games fazem parte do dia-a-dia de muitas crianças e adolescentes. Alguns clubes de futebol já têm suas próprias equipes de e-Sports. Será que daqui a alguns anos, os campeonatos de esportes eletrônicos irão lotar mais estádio do final de Copa do Mundo? Não sabemos, mas não dá pra ignorar o fato de que a molecada ama os jogos eletrônicos.
Ver os pequenos por muitas horas sentados na cadeira jogando arrepia os cabelos de qualquer mãe e pai, mas será que existe um jeito de levar isso para as aulas de Educação Física para ajudar no entrosamento e interesse da turma e ainda ensinar sobre o uso consciente?
A BNCC classifica os jogos eletrônicos como objetos de conhecimento a serem explorados no Ensino Fundamental.
Você sabia que as primeiras disputas de jogos eletrônicos foram na década de 1970? (Você já deve estar se lembrando, saudoso, do Atari e dos saudosos fliperamas na lanchonete perto de casa.)
Já nos anos 2000 grandes empresas surgiram e os campeonatos passaram a ser chamados de e-Sports.
Gráfico Material Impulsiona https://impulsiona.org.br/e-sports-educacao-fisica/
E se você acha que para ser um campeão reconhecido no setor é só ficar sentado jogando, está enganado. Os profissionais precisam ter disciplina para treinos diários, alimentação adequada, acompanhamento psicológico e condicionamento físico para evitar lesões. Além disso, os gamers também precisam ter muita habilidade motora fina e reflexos apurados… olha a Educação Física aí! Para um bom rendimento, o treino passa sim, por muitas questões relacionadas aos Esportes.
Veja aqui algumas outras habilidades que podem se adquiridas com a prática dos E-Sports:
Confiança
Responsabilidade
Pensamento Estratégico
Planejamento de Metas
Tomada de decisão
Orientação para resultados
Trabalho de questões como frustração
O assunto E-Sports foi abordado, inclusive, na prova de Educação Física do ENEM 2020!
Já está pensando em liberar os games por mais tempo hoje? Calma, o uso deve ser moderado de acordo com cada faixa etária, com acompanhamento e responsabilidade.
Imagem: Wix
Comments