A escolha do melhor método de ensino é um momento desafiador para muitos pais. Afinal, é nesse momento que vários critérios são colocados em pauta, entre eles as vantagens de uma educação bilíngue. Ter fluência em um segundo idioma não é mais um desejo, virou ferramenta obrigatória em boa parte das carreiras e, por isso, a busca por escolas que adotam essa metodologia aumentou.
A escola bilíngue define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além do uso da língua materna - o português, por exemplo, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional, como o inglês.
É importante saber que, nos últimos anos, o Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou e publicou diretrizes curriculares nacionais para a educação bilíngue. Esse documento esclarece o que se entende por essa modalidade de ensino, abordando os requisitos básicos para que uma instituição possa adotar essa denominação.
Por isso, para facilitar essa tomada de decisão, destacamos alguns dos critérios de avaliação:
1. Entenda as diretrizes curriculares. Para a escola ser considerada bilíngue, a unidade deve ter um currículo único e integrado, ministrado nas duas línguas de instrução e tem que contemplar todas as etapas de escolarização oferecidas pela instituição de ensino.
Essa estrutura difere das metodologias utilizadas em escolas de carga horária estendida e também das internacionais.
2. Analise a carga horária. A nova regulamentação determina uma janela para a carga horária das escolas bilíngues de língua adicional - especificadas na tabela abaixo. Mesmo que as escolas trabalhem com imersão total ou parcial na língua adicional deverão se adequar em todos os graus de ensino.
3. A formação dos professores é uma especificação destacada no documento. Afinal, é preciso garantir que os educadores estarão aptos para atuar nesse segmento. Mas há diferenças nos requisitos exigidos para os profissionais que irão atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental e para os que atuarão no Ensino Médio - e todas as escolas deverão apresentar essas documentações.
Os profissionais da primeira etapa escolar devem possuir graduação em Pedagogia ou Letras, comprovação de proficiência no mínimo em nível B2 (de acordo com o Common European Framework of Reference for Languages), formação complementar em Educação Bilíngue em instituição reconhecida pelo MEC. Já os profissionais que irão lecionar para o ensino médio, além dessas especificidades também tem como exigência licenciatura correspondente à área curricular de atuação na Educação Básica.
4. Quais disciplinas serão ministradas na língua adicional? Na nova Resolução, algumas das disciplinas previstas nos componentes curriculares da BNCC deverão ser ministradas exclusivamente em língua adicional. Mas, as disciplinas da Base Comum (Português, Matemática, História, Geografia e Ciências), devem ser lecionadas obrigatoriamente em Português, assim como as disciplinas da Base Diversificada.
Apesar dessa medida, há a possibilidade de aplicar a língua adicional dentro de uma disciplina complementar, por exemplo, além das aulas de Ciências, incluir no cronograma a Science Classes, com conteúdos complementares e ministrados em inglês.
5. As instituições de ensino terão liberdade para escolher as suas abordagens metodológicas e o processo de avaliação. Apesar dessa abertura, vale mencionar que os alunos e professores serão submetidos a testes de proficiência com certa periodicidade, a fim de manter a classificação da escola - 80% dos alunos devem atingir os níveis especificados em no documento:
Até o 6º ano - nível A2;
Até o 9º ano - nível B1;
Até o término do 3º ano do Ensino Médio - nível B2.
Essas normas para as práticas pedagógicas no âmbito da Educação Bilíngue é uma forma de designar adequadamente cada tipo de ensino, de modo a facilitar que as famílias reconheçam o que se entende por esse método de assunto. Além de todos esses métodos, vale conferir as nossas dicas para ajudar o seu filho no inglês.
No buscador de escolas particulares SchoolAdvisor, temos uma seleção de escolas associadas à OEBi - Organização de Escolas Bilíngues - que cumprem todas as normas. Clique aqui e confira!
Imagem: Wix
Comments