Conheça o projeto voltado para a Diversidade, Equidade e Inclusão da Avenues São Paulo
A Avenues São Paulo possui Comitês de Diversidade, Equidade e Inclusão envolvendo diversos stakeholders na escola. Conheça os grupos que desenvolvem os projetos de Diversidade, Equidade e Inclusão na escola:
DEI Advisory Board - a equipe lidera a comunidade escolar em ações estratégicas em prol dos esforços de diversidade, equidade e inclusão da Avenues, incluindo currículo pedagógico, cultura escolar, processos de contratação e admissão de alunos.
DEI Guides - os DEI Guides trabalham com o Advisory Board para apoiar o crescimento e desenvolvimento de colegas Avenues através de letramento racial e suporte especializado para que todos possam praticar a diversidade dentro e fora das salas de aula.
APA DEI Committee - a associação de pais tem um comitê comprometido em desenvolver e oferecer suporte às famílias em termos de competências interculturais necessárias para uma comunidade antirracista, uma habilidade essencial como membros de um ecossistema educacional global.
Principais iniciativas na Avenues São Paulo
SSP (Programa de Apoio a Bolsistas)
O programa tem como principal missão assegurar a autêntica inclusão de famílias e estudantes que ingressam na Avenues por meio de uma bolsa de estudos, integrando-os plenamente em nossa comunidade escolar. O intuito é reduzir barreiras, como as diferenças sociais e de idioma, proporcionando às famílias e estudantes um espaço seguro e contínuo para compartilhar seus desafios e preocupações, assim como seus sucessos.
A Avenues São Paulo considera de extrema importância oferecer apoio constante a esses estudantes que provêm de diversas origens e enfrentam desafios, muitas vezes, desconhecidos por nós. À medida que a escola se aproxima dessas famílias e estudantes, estabelece vínculos de confiança genuína, contribuindo para a criação de um ambiente pautado na segurança e no respeito mútuo.
Atualmente, 18 dos 28 alunos atualmente com bolsa integral recebem esse apoio.
As principais iniciativas relacionadas ao Programa de Apoio a Bolsistas da Avenues São Paulo são:
Realização de reuniões com o objetivo de construção de comunidade e pertencimento
Estratégia de "buddies" (parceiros) entre as famílias para apoio individual entre eles
Envolvimento voluntário nos serviços escolares
Comunicação com os professores da turma sobre o desenvolvimento dos alunos
Canal de comunicação individual com cada família
Canal de comunicação com o grupo todo
Protocolo de resposta a incidentes relacionados à conduta inadequada
Este protocolo interno garante que comportamentos discriminatórios sejam tratados por meio de um processo que aborda o comportamento, implementa ações disciplinares se necessário, reconcilia relacionamentos, repara danos, e prepara os alunos para que tenham interações melhores no futuro. Isso também garante a comunicação e acompanhamento com todos os envolvidos.
Os principais objetivos do protocolo de resposta a incidentes relacionados à conduta inadequada da Avenues São Paulo são:
Reduzir o tempo médio para solucionar o incidente, a partir do incidente ser informado até sua resolução final.
Porcentagem de incidentes solucionados com sucesso.
Coleta de feedbacks sobre a eficácia do protocolo em relação à solução de casos de má conduta.
Acompanhamento da porcentagem de alunos envolvidos em incidentes recorrentes de má conduta ao longo do tempo.
Nível de conscientização e compreensão sobre o protocolo entre a comunidade escolar.
Monitoramento das mudanças no clima escolar em relação à discriminação e inclusão.
Projetos pedagógicos com alunos e colaboradores
Desde 2019, a Avenus São Paulo conduz diversos projetos com alunos e colaboradores centrados em aspectos de diversidade e inclusão.
Confira alguns exemplos de projetos com estudantes:
Aquarela do Brasil (4º ano, sobre história do Brasil e da África na era das navegações, demografia da população brasileira, impactos da imigração e da diáspora africana na sociedade brasileira, comunidades indígenas, fluxos de imigração e etnocentrismo), Students for Peace (6º ano, sobre pertencimento e consciência cultural), World Building (8º ano, sobre a história de diferentes impérios)
Realização de pesquisa demográfica local, identificando as diferenças e similaridades de representações étnicas na escola e sociedade. Criação de um catálogo histórico e demográfico com dados e entrevistas de personagens representando a diversidade étnica na escola. Visitas a espaços sociais de promoção social cultural negra e indígena (Museu da Língua Portuguesa, Instituto Baccarelli). Produção de biografia de personagens históricos da luta anti escravista como Luís Gama.
Criação de um glossário antirracista, realização de eventos anuais para letramento racial (palestras e workshops com especialistas internos e externos, como Suzane Jardim, Lilia Schwarcz, Lia Vainer, Luis Belizário, entre outros).
Demografia racial entre colaboradores
Em 2020, a Avenues São Paulo implementou a coleta da informação de demografia racial. Desta forma, foi possível ter um panorama mais preciso do cenário do câmpus.
Após ações de capacitação e um plano intencional de recrutamento para ampliação de diversidade, o percentual de colaboradores que se identificam como pretos e pardos subiu de 8% para 12% de 2020 a 2022 — um aumento de 50% , resultado que denota uma evolução mas que consideram ser apenas o início de uma trajetória em direção à diversidade desejada.
"Formaremos alunos que terão expandido suas fronteiras… além de raça, gênero, linguagem, status socioeconômico, habilidade física, religião, etnia… além das diferenças" afirma a Avenues São Paulo.
Saiba mais sobre a Avenues São Paulo
O câmpus de São Paulo da Avenues The World School é uma escola independente composta por 16 séries em um agitado centro econômico e cultural da América Latina. A Avenues São Paulo expandiu seu quadro estudantil de 830 alunos para mais de 1.300, do programa Small World para crianças de 18 meses até o 12th Grade. Os estudantes das turmas de 2021, 2022 e 2023, matricularam-se em diversas faculdades e universidades selecionadas em todo o mundo, incluindo Princeton, UC-Berkeley, Universidade de Toronto, Pratt Institute, Universidad Europea de Madrid, Paris College of Art, Insper e FGV. Eles estão a caminho de se tornarem, de acordo com os termos usados na nossa missão, “arquitetos de uma vida que transcenda o comum”.
Para falar com a Avenues São Paulo pelo WhatsApp, clique aqui.
Comments