Por SOS Educação
“Agora acabou a moleza. Hora de voltar para a escola!”
Voltar para a escola não deveria ser algo que soa como castigo. Para nossos filhos pode e será sempre motivo de lamentos, reclamações e um pouco de manha. O que também é normal. Não tem nada de errado em querer ficar mais em casa, acordar sem compromisso de horário, ir dormir na hora que dá vontade.
Só temos que lembrar – nós, os adultos – de que isso tudo só é gostoso e divertido porque não dura para sempre. E só conseguimos que nossos filhos descubram o prazer em aprender e conseguir se desenvolver no aspecto cognitivo, emocional, social quando estimulamos para essa descoberta.
É dos pais o desafio de educar para a vida. Isso significa estabelecer uma rotina, sem a preocupação em tornar o dia divertido o tempo todo. Escola é um aspecto fundamental nesse processo. Tudo isso para dizer que não devemos colocar na escola um peso que não é dela. Se ir para a escola é a única responsabilidade que seu filho tem, ela vai mesmo parecer como o vilão que tira a ilusão de não ter que se esforçar para nada.
Para equilibrar essa situação e dar ao estudo e à e escola a importância que de fato têm é preciso ajustar nossa fala e postura. As aulas não estão recomeçando porque alguém definiu que “chega de vida boa” para os alunos. E ir para a escola é parte da vida boa que podemos dar a nossas crianças e adolescentes!
Não tire o valor enorme que existe em poder ter a escola para onde voltar, os amigos para encontrar e a professora que coloca tanta energia para conseguir fazer a aula fluir, apesar de todos os desafios! Voltar para a escola não é um castigo para responsabilidades que ele não está cumprindo em casa. É mais uma responsabilidade que não é negociada jamais.
Conteúdo fornecido por SOS Educação
Imagem: Wix
Comments