top of page

Mais tempo para viver a escola

Por Fernanda Flores, Direção da Vila das Infâncias - Escola da Vila


A experiência mundial da pandemia trouxe muitos desafios para enfrentarmos e a necessidade de fechamento das escolas fez com que inúmeras crianças e jovens vivessem, por quase dois anos, uma escolaridade parcial.


O isolamento social, sabíamos nós, teria um impacto incontornável nas experiências infantis e da adolescência. O confinamento, a perda do espaço público e social que a escola representa, somado ao excesso de telas e a sobrecarga também vivida por muitos responsáveis, mães e pais, foram fatores que mobilizaram diferentes experiências nesse período.


Na Escola da Vila, já vínhamos pensando na necessidade de ter respostas mais concretas às necessidades de uma formação integral, com vivências amplificadas no ambiente escolar, compreendendo o papel socializador desse ambiente na formação ampla e diversificada das crianças e jovens na construção de uma cidadania consciente e comprometida com o bem comum.


Com a pandemia, nos vimos ainda mais responsáveis, como instituição escolar, a fazer frente a essas necessidades e, uma nova organização do tempo na escola se concretizou com a ampliação da jornada escolar para as crianças e jovens.


Por que estar mais tempo juntos na escola?

Imagens: Escola da Vila


Estar mais tempo juntos acaba por ser a consequência de uma escolaridade que busca equilibrar o estudo acadêmico de profundidade, com a criatividade, as questões contemporâneas sobre as quais as crianças e jovens precisam pensar seu mundo, as vivências sociais, o cultivo das amizades, além de possibilitar as explorações espontâneas e curiosas em uma ampla gama de situações.


Ao visarmos a integralidade das experiências na Vila e ampliarmos o tempo da jornada escolar, priorizamos alguns aspectos, entre os quais:


- A ampliação curricular de vivências múltiplas, de conexão coletiva e estudos em grupo, com mais tempo para a investigação por problemas, a arte, a música, o corpo em movimento, o inglês, em projetos integrados com a prática de grupos de estudos e o aprendizado do estudo autônomo como parte da rotina.

- Mais tempos sociais para vivências do brincar e jogar entre iguais, o convívio e o coleguismo.


Considerando que a finalidade educativa da escola é a formação integral e o desenvolvimento de diferentes competências, capacidades e habilidades, em várias dimensões da vida - intelectual, afetiva, física, social e interpessoal - a Escola da Vila em tempo ampliado dá respostas mais efetivas para este propósito educativo, pois permite um tempo maior para investimento formativo e o uso de uma variedade mais ampla de modalidades metodológicas implicadas nos processos de ensino e aprendizagem.


Mais tempo para a socialização, mais tempo de estudo, mais tempo de brincadeiras…mais tempo para viver a escola!


Artigo originalmente publicado em https://blog.escoladavila.com.br/mais-tempo-para-viver-a-escola



Saiba mais sobre a Escola da Vila


A Escola da Vila é uma instituição educacional que visa, acima de tudo, garantir que seus alunos e alunas construam jornadas significativas em suas vidas.


A trajetória escolar dos alunos e alunas é distribuída em cinco ciclos: os primeiros três ciclos (Quintal e Educação Infantil, 1º ao 3º ano do Fundamental e 4º ao 6º ano) são vividos na Vila das Infâncias e, os últimos dois (7º a 9º ano do Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio), na Vila das Juventudes.



Veja informações completas sobre a Escola da Vila no buscador de escolas particulares SchoolAdvisor.

Escola da Vila - Vila das Infâncias

Atende Quintal, Educação Infantil, Fundamental I, até o 6° ano do Fundamental II


Escola da Vila - Vila das Juventudes

Atende do7° ano do Fundamental 2 até o final do Ensino Médio

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page