top of page

Novelas de cavalaria: do livro para o tabuleiro

Atualizado: 10 de abr. de 2023

Por Sofia Campos Sosa e Ana Clara Calado Marcondes da Eugenio Montale

No terceiro bimestre de 2022, era comum ver os alunos do II Liceo da Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale no chão, debruçados sobre tecidos. Tintas, pincéis, papéis coloridos e outros objetos compunham a cena.  Tudo isso para terminar um dos projetos da turma, orientado pela professora de Língua e Literatura Portuguesa Lygia Gutierrez. 


A ideia era abordar as novelas de cavalaria por diferentes perspectivas: uma delas compreendendo cada parte da narrativa (enredo, tramas, ambiente e personagens) e outra trazendo essas narrativas para o mundo jovem por meio da gamificação.

O diferencial de realizar um projeto escolhido e organizado pelos alunos, segundo eles, é se apropriar da história de modo que o conhecimento fique mais aprofundado e significativo.


A gamificação, do inglês “gamification”, é o uso de mecânicas de jogos para motivar e facilitar o aprendizado das pessoas, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis. 

Imagens reprodução @Scuola Italiana Eugenio Montale


Árvore genealógica da empatia

Pensando na compreensão da narrativa, foi criada uma árvore das ligações genealógicas. Os alunos fazem uma árvore genealógica contando a história do Rei Arthur e toda a conexão de sua vida com outros personagens e suas tramas. "Através dessa leitura aprofundada e investigativa, nos conectamos aos personagens de forma empática e por isso, conseguimos entender melhor cada um deles e suas ações no enredo", diz a professora.

E se tudo virasse um game?

O segundo projeto consiste em uma gamificação das lendas do Rei Arthur, baseada no conceito de RPG.  Aqui, o jogo de tabuleiro mostra a cidade de Camelot, onde se passa o enredo. Ali, se vê o Reino de Avalon, a Pedra da Espada, a Casa da Morgana, a Torre do Merlim e outros cenários da história. Cartas com missões a serem resolvidas e personagens do livro e outros criados pelos alunos. 



SAIBA MAIS SOBRE A SCUOLA INTERNACIONAL ITALIANA EUGENIO MONTALE


A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale tem compromisso com a formação integral dos alunos, um dos valores mais importantes do seu projeto pedagógico. Desde sua origem, é internacional e seus títulos de estudo são legalmente reconhecidos nos países da União Europeia e no Brasil. A escola é mantida por uma Associação Educacional sem fins lucrativos e os alunos encontram aqui um espaço totalmente voltado para o desenvolvimento de seus potenciais, com turmas pequenas e professores qualificados.


Veja aqui informações completas sobre a Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale no buscador de escolas particulares SchoolAdvisor.

Se preferir, clique aqui e agende sua visita pelo WhatsApp.


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page