Você já percebeu que crianças da mesma faixa etária têm comportamentos similares? Por exemplo, os bebês por volta dos 4 meses demonstram especial atenção ao movimento da boca dos adultos enquanto falam; enquanto as crianças na faixa etária dos 2 anos sentem-se atraídas para se movimentar por todos os lados e pegar tudo o que vêem.
Isso acontece devido aos períodos sensíveis do cérebro infantil. Os períodos sensíveis são intervalos de desenvolvimento em que as vias neurais estão especialmente maleáveis para adquirir determinadas habilidades. Nesses momentos, a criança fica muito mais sensível aos estímulos do ambiente e também mais apta a aprender.
A capacidade do cérebro em criar novas conexões neurais, conforme as experiências vividas pela criança a partir dos estímulos recebidos pelo meio, é chamada plasticidade cerebral. E a infância é a fase da vida na qual temos maior plasticidade cerebral e, portanto, maior frequência de períodos sensíveis.
No entanto, os períodos sensíveis não ocorrem ao mesmo tempo, em todas as partes do cérebro, e sua duração pode variar para cada conjunto de neurônios e para cada função neurológica. Conhecer essas janelas de oportunidade traz um ganho importante para o aprendizado e desenvolvimento infantil.
Períodos sensíveis , de acordo com Maria Montessori
Confira abaixo as faixas etárias aproximadas quando ocorrem os períodos sensíveis para diferentes habilidades, de acordo com a classificação de Maria Montessori.
Movimento: de 0 a 3 anos
Linguagem: de 0 a 6 anos
Ordem e organização: de 1 ano e meio a 4 anos
Sentidos: de 1 a 5 anos
Comportamento Social: de 2 a 6 anos
Sensibilidade Musical: de 2 a 6 anos
Leitura e escrita: de 3 a 5 anos
Relação com o espaço: de 3 a 6 anos
Matemática: de 4 a 6 anos
Imagem: https://larmontessori.com/2019/03/23/periodos-sensiveis-montessori/
Fontes:
Image: freepik
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