top of page

Os projetos como ferramenta de envolvimento familiar

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas


Assim como a maioria das atividades realizadas nas escolas, a participação familiar é essencial para o sucesso de uma iniciativa baseada no desenvolvimento de projetos. Abaixo, citamos dois exemplos conduzidos na Escola Cláritas, que contaram com a importante contribuição dos pais e responsáveis.


Pixton: criação de histórias em quadrinhos em Inglês

Nesses últimos dois anos, os professores se depararam com o desafio diário de inserir práticas inovadoras e digitais para que os alunos não perdessem o interesse nas aulas e conseguissem adquirir o conteúdo de forma lúdica, prática e divertida. Este projeto foi muito além da criação de conteúdo com histórias em quadrinhos em Inglês, utilizando a ferramenta Pixton. “Ao final, conseguimos interferir de forma sutil em suas vidas pessoais, seus medos, seus sonhos e suas expectativas para o futuro. O projeto trouxe aos alunos a confiança e a liberdade de expressão, respeitando seus sentimentos. Eles entraram nos personagens e conseguiram desenvolver não só a escrita, mas também o lado emocional. As famílias também se envolveram e o resultado foram histórias fantásticas e inusitadas, que ficarão na memória”, conta a Profa. Caroline Sanches.


Assista ao vídeo sobre o projeto:



We are a team! - Respeito e inclusão

A escola tem o papel de dar continuidade aos valores aprendidos em casa, buscando a boa convivência com todos e o respeito mútuo. Este projeto da Escola Cláritas teve o objetivo de promover o maior relacionamento interpessoal e a integração entre todos os alunos, acabando com as famosas “panelinhas”. Também contribuiu para despertar a empatia, a tolerância e o respeito às diferentes formas de ser e de pensar. Ainda exercitou a curiosidade intelectual, por meio de uma abordagem investigativa (pesquisa sobre diferentes países). E como foi feito? “O primeiro passo foi organizar um sistema de rodízio que permitisse, depois de um certo tempo, que todas as crianças tivessem sentado próximas umas das outras, dividindo momentos e compartilhando experiências. Para que isso ocorresse de forma organizada, foram criadas “tags” de identificação dos lugares, sendo que as crianças foram as protagonistas durante todo o projeto”, ressalta a Profa. Fernanda Paladin.


Após essas experiências, as turmas se tornaram ainda mais unidas, estreitando os vínculos afetivos e a relação de amizade.


Assista ao vídeo sobre o projeto:



Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas

Imagens: Escola Cláritas



Saiba mais sobre a Escola Cláritas:

A Escola Cláritas está localizada no Planalto Paulista e atua nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Tem sua filosofia pautada em conceitos como o ensinohumanizado, o uso da tecnologia e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de seus alunos. O Cláritas acredita no ensino que envolve o aluno e o coloca como participante ativo de todo o processo de aprendizagem. Valoriza a construção coletiva do conhecimento,que tem como consequência a formação de crianças capazes de trabalhar em equipe, desenvolver pensamento crítico, responsabilidade e autonomia.


Para ter informações completas sobre a escola, acesse a página da escola no nosso buscador.Clique aqui!






Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń
bottom of page