Por GIS - The International School of São Paulo
A educação serve como a base para nutrir não apenas a excelência acadêmica, mas também o desenvolvimento de cidadãos globais que podem se envolver de maneira significativa com o currículo de formas diversas e inclusivas.
O Primary Years Programme (PYP), um pilar do International Baccalaureate (IB), incorpora essa filosofia. Baseando-se em nossa imersão no ambiente internacional do IB, a GIS São Paulo mergulha mais profundamente no PYP para oferecer uma plataforma excepcional para cultivar a aprendizagem em salas de aula. Através da implementação de duas metodologias de ensino fundamentais, Aprendizagem Baseada em Investigação e Aprendizagem Baseada em Conceitos, o PYP garante que a educação não apenas seja acessível, mas também relevante, significativa e diversa em suas perspectivas.
Promovendo a Curiosidade e Compreensão Interdisciplinar por meio da Aprendizagem Baseada em Investigação
A Aprendizagem Baseada em Investigação constitui o núcleo da filosofia do PYP. Ela defende a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas, explorarem seus interesses e lidarem com questões do mundo real. Essa abordagem transcende a memorização mecânica, nutrindo habilidades de pensamento crítico e estabelecendo uma conexão profunda com a jornada de aprendizado.
No PYP, as unidades de investigação são projetadas para serem fundamentadas em questões autênticas. A Aprendizagem Baseada em Investigação nos primeiros anos promove a curiosidade e o pensamento crítico. Por exemplo, os alunos exploram como os animais variam em diferentes habitats por meio de atividades práticas, como dioramas de habitats e expedições presenciais ou virtuais. Da mesma forma, eles mergulham na classificação de animais usando gráficos ou através da interpretação de papéis. Essas investigações transcendem os assuntos tradicionais, incentivando uma compreensão mais profunda de questões do mundo real.
Empoderando Compreensão por meio da Aprendizagem Baseada em Conceitos
A Aprendizagem Baseada em Conceitos complementa a Aprendizagem Baseada em Investigação dentro do PYP, oferecendo uma abordagem estruturada para explorar ideias abstratas e princípios gerais. Ao focar em entendimentos duradouros em vez de fatos isolados, a Aprendizagem Baseada em Conceitos encoraja os alunos a fazer conexões entre disciplinas e contextos.
Na GIS São Paulo, a Aprendizagem Baseada em Conceitos serve como um catalisador para promover uma compreensão conceitual profunda e conhecimento transferível. Os alunos se envolvem em investigações significativas que exploram conceitos fundamentais, como mudança, sistemas e sustentabilidade. Através da exploração guiada e da investigação, os alunos desenvolvem habilidades de pensamento crítico e uma compreensão holística do mundo ao seu redor.
GIS SP: Oferecendo Educação Inclusiva em um Ambiente Internacional
Na GIS - The International School of São Paulo, temos imenso orgulho do nosso compromisso em oferecer uma educação inclusiva em um ambiente internacional. Inspirados nos princípios do IB PYP, cultivamos um ambiente de aprendizado onde a diversidade é celebrada e cada voz é ouvida.
Nossas salas de aula são vibrantes centros de investigação, onde os alunos são incentivados a fazer perguntas abertas, explorar suas paixões e se envolver com desafios do mundo real. Ao entrelaçar os atributos do perfil do aluno do IB em nossa abordagem pedagógica, promovemos uma cultura de investigação, pensamento crítico e cidadania global.
Através de projetos colaborativos e interações significativas, os alunos adquirem uma compreensão aprofundada de questões locais e globais. Nossa comunidade diversificada de alunos e educadores serve como catalisadora para o intercâmbio intercultural, enriquecendo a experiência de aprendizado para todos.
Na GIS - The International School of São Paulo, buscamos continuamente oportunidades para celebrar e abraçar a diversidade cultural que enriquece nossa comunidade. O International Day Celebration é um exemplo de nosso compromisso em promover a inclusividade e honrar a diversidade linguística dentro de nossa escola.
Já o Day of International Languages oferece uma plataforma para que alunos, educadores e famílias se reúnam e mostrem a variedade de idiomas falados dentro de nossa comunidade. É um dia repleto de exposições, oficinas interativas e performances envolventes, todas destacando a riqueza de nosso patrimônio linguístico.
Os alunos tomam o centro do palco enquanto compartilham orgulhosamente cumprimentos, canções e histórias em seus idiomas nativos, oferecendo vislumbres de seus contextos culturais e experiências pessoais. Do espanhol e francês ao mandarim e português, cada idioma é celebrado por sua beleza e significado únicos.
Nossa Missão: Nutrir Alunos Inclusivos e Globalmente Conscientes
À medida que avançamos em nossa jornada rumo à excelência educacional, a GIS São Paulo mantém-se firme em seu compromisso de nutrir alunos inclusivos e globalmente conscientes. Ao abraçar os princípios do IB PYP e fomentar uma cultura de investigação e empatia, capacitamos nossos alunos a se tornarem líderes compassivos e agentes de mudança positiva em um mundo interconectado.
O IB PYP serve como um farol de educação inclusiva, capacitando os alunos a se envolverem de maneira significativa com o currículo e o mundo ao seu redor. Estamos na vanguarda desta revolução educacional, moldando a próxima geração de cidadãos globais preparados para fazer a diferença.
Por Bianca Nunes, Coordenadora PYP na GIS The International School of São Paulo
>> Confira a íntegra deste artigo, em inglês, clicando abaixo
Saiba mais sobre a GIS The International School of São Paulo
A International School of São Paulo, fundada em 2019, faz parte do Group of International Schools (GIS). O Group of International Schools (GIS), baseado na sólida experiência de seus fundadores em educação internacional, tem como objetivo organizar um grupo de escolas internacionais idealizadas para oferecer uma educação de excelência que, inspira o aprendizado do século 21 e o respeito intercultural.
O objetivo do GIS é fornecer uma educação internacional IB. A organização IB tem mais de 50 anos de existência - seu diploma é reconhecido e aceito nas universidades mais renomadas do mundo, como: Reino Unido, EUA e Europa. No Brasil, atualmente algumas universidades privadas aceitam o diploma IB como forma de ingresso, substituindo o vestibular.
Por meio do uso criativo da tecnologia e de experiências de aprendizado investigativas, as escolas GIS capacitam seus alunos a terem uma atitude positiva de aprendizagem para a vida toda. Isso permite que os alunos atinjam seu potencial máximo e contribuam ativamente em um mundo de constante evolução.
Comments