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Proibição de celulares nas escolas: uma reflexão sobre Educação e Desenvolvimento

Por Centro de Estudos Júlio Verne 


aluna com celular
Imagem: freepik

Nos últimos meses, muito tem se discutido sobre a utilização de celulares pelos alunos nas escolas. Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa, seu uso inadequado pode prejudicar o aprendizado, dificultar a interação social e comprometer o desenvolvimento integral dos estudantes.


Diversos estudos reforçam os impactos negativos do uso indiscriminado desses aparelhos nas instituições educacionais. Segundo o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023, divulgado pela UNESCO, o dispositivo móvel pode ser uma fonte de distração, afetando a concentração e a qualidade da aprendizagem. Além disso, o documento destaca que o uso excessivo pode interferir na interação entre estudantes e professores, prejudicando também o desempenho acadêmico.


Esses impactos têm levado países como França, Itália, Finlândia e Estados Unidos a adotarem legislações que restringem o uso de celulares em escolas.


Medidas nacionais sobre a proibição do uso de celular


Em dezembro de 2024, foi sancionada uma Lei no estado de São Paulo que proíbe o uso de celulares em salas de aula, bem como durante os intervalos e recreios. A iniciativa visa reforçar a concentração e o foco no aprendizado e deve ser colocada em prática neste ano em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas.


A legislação prevê exceções para atividades pedagógicas autorizadas pelas escolas, permitindo que a tecnologia seja utilizada de forma planejada e consciente. Essa preocupação agora se estende a todo o território nacional, isso porque, em janeiro deste ano, também foi aprovada outra Lei, essa de âmbito federal, com o mesmo teor de proibição, sendo aplicada em todas as escolas do país.


Adequação do Centro de Estudos Júlio Verne à Lei que proíbe o uso de celular


Diante dessas mudanças, o Centro de Estudos Júlio Verne está comprometido em adaptar suas práticas para estar em conformidade com as novas normas. Nossa prioridade é equilibrar o uso responsável da tecnologia com a promoção de um ambiente escolar saudável e produtivo.


Reconhecemos a importância da comunicação entre alunos e suas famílias, e, por isso, implementaremos alternativas que garantam que pais e responsáveis possam entrar em contato com a escola ou com seus filhos sempre que necessário, mantendo o equilíbrio entre as exigências da lei e a preservação do aprendizado e da convivência no ambiente escolar.


“Adaptação, conscientização e respeito são essenciais no ambiente escolar. Essas mudanças necessárias, com o tempo, trarão os bons resultados que todos desejamos: pais, professores e alunos” – Alexandre Medeiros, diretor acadêmico do Centro de Estudos Júlio Verne.


Saiba mais sobre o Centro de Estudos Júlio Verne


O Centro de Estudos Júlio Verne acredita que uma formação intelectual, emocional e social, que prepare os alunos para bons resultados na vida acadêmica e profissional, passa por três eixos, que ultrapassam o conteúdo programático regular: o estímulo intelectual, a prática física como forma de desenvolvimento e o contato com as mais variadas expressões da arte. É a primeira escola de Diadema a se tornar membro oficial da UNESCO – United Nations for Educational, Scientific and Cultural Organization, um braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.


Para ver informações completas sobre o Centro de Estudos Júlio Verne, que fica em Diadema, entre no comparador de escolas da SchoolAdvisor. Clique aqui para conferir a mensalidade, níveis de ensino oferecidos, conhecer a infraestrutura e muito mais!




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