Quando o conflito vira aula
- SchoolAdvisor Brasil
- há 8 horas
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Por Colégio Logosófico González Pecotche
Em meio ao debate sobre violência escolar e a necessidade de fortalecer competências socioemocionais, o Colégio Logosófico apresenta uma prática concreta: transformar conflitos cotidianos em experiências pedagógicas. A proposta faz parte da pedagogia logosófica, aplicada em oito unidades no Brasil e também em escolas na Argentina e no Uruguai.
Quando um conflito acontece dentro da sala de aula, como uma discussão ou briga entre alunos, em vez de ser tratado apenas como um problema disciplinar, ele se torna matéria-prima para o aprendizado. Os educadores do Colégio Logosófico aplicam um roteiro em etapas que ajuda os alunos a refletirem sobre suas atitudes e a encontrarem caminhos para novas formas de convivência.
O processo começa com a linguagem lúdica, em que a situação é replicada em histórias ou encenações. Em seguida, a turma é estimulada a explorar as consequências do conflito e refletir sobre os impactos individuais e coletivos. A partir daí, os próprios alunos são convidados a construir caminhos de solução, elaborando alternativas para lidar com situações semelhantes no futuro. Por fim, a atividade se encerra com uma reflexão coletiva, que consolida aprendizados e incentiva a adoção de novas atitudes.
Essa prática conecta o currículo oficial ao desenvolvimento humano, reforçando um dos pilares da pedagogia logosófica: a formação da consciência e o cultivo de valores. Para garantir consistência no método, cada unidade promove encontros semanais entre educadores e, anualmente, há reuniões de integração entre direções do Brasil, Argentina e Uruguai, o que assegura troca de experiências e adaptações às realidades locais.
"Nosso objetivo é mostrar ao aluno que cada experiência, até mesmo um conflito, pode ser transformada em oportunidade de evolução. Esse olhar é central na pedagogia logosófica e prepara o jovem para lidar com a vida em sociedade de forma mais consciente e cooperativa", afirma Carin Caldeira, Diretora Pedagógica do colégio.
Com essa abordagem, o Colégio Logosófico reforça sua missão de formar alunos integrais, capazes de aprender tanto com conteúdos acadêmicos quanto com a vida em comunidade. A iniciativa ganha relevância em um momento em que escolas de todo o mundo buscam soluções para lidar com os desafios da convivência e da saúde emocional dos estudantes.
Saiba mais sobre o Colégio Logosófico González Pecotche
Localizado no bairro da Saúde, o Colégio Logosófico – Unidade São Paulo abre suas portas em 2026 para atender alunos da Educação Infantil, em um espaço amplo, acolhedor e especialmente projetado para essa etapa. A equipe técnica e pedagógica reúne profissionais com sólida experiência docente, apoiados pelos mais de 60 anos de atuação do Sistema Logosófico de Educação. A instituição oferece uma formação integral, fundamentada na Pedagogia Logosófica, que tem como missão promover o desenvolvimento pleno das aptidões físicas, mentais, morais e espirituais das crianças — formando seres mais felizes, conscientes e preparados para a vida.
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Educar para o desenvolvimento e a evolução humana exige paciência e compromisso. Saber que estamos plantando boas sementes com a certeza de que irão florescer no futuro.
Penso ser fundamental que o currículo de desenvolvimento humano integre o regular e o atravesse a todo momento.
Sou professora, já trabalhei em excelentes escolas, e sempre é um desafio fazer com que os ensinamentos relacionados a questões morais e de convivência se transformem em prática e não em mero discurso moralista.
Espero que esses conhecimentos sejam cada vez mais divulgados, pois precisamos muito deles no chão da sala de aula e nas discussões sobre o futuro da educação.
Excelente, serve tanto para crianças quanto para adultos.