top of page

Quando o conflito vira aula

Por Colégio Logosófico González Pecotche


Em meio ao debate sobre violência escolar e a necessidade de fortalecer competências socioemocionais, o Colégio Logosófico apresenta uma prática concreta: transformar conflitos cotidianos em experiências pedagógicas. A proposta faz parte da pedagogia logosófica, aplicada em oito unidades no Brasil e também em escolas na Argentina e no Uruguai.


Quando um conflito acontece dentro da sala de aula, como uma discussão ou briga entre alunos, em vez de ser tratado apenas como um problema disciplinar, ele se torna matéria-prima para o aprendizado. Os educadores do Colégio Logosófico aplicam um roteiro em etapas que ajuda os alunos a refletirem sobre suas atitudes e a encontrarem caminhos para novas formas de convivência.


O processo começa com a linguagem lúdica, em que a situação é replicada em histórias ou encenações. Em seguida, a turma é estimulada a explorar as consequências do conflito e refletir sobre os impactos individuais e coletivos. A partir daí, os próprios alunos são convidados a construir caminhos de solução, elaborando alternativas para lidar com situações semelhantes no futuro. Por fim, a atividade se encerra com uma reflexão coletiva, que consolida aprendizados e incentiva a adoção de novas atitudes.


Essa prática conecta o currículo oficial ao desenvolvimento humano, reforçando um dos pilares da pedagogia logosófica: a formação da consciência e o cultivo de valores. Para garantir consistência no método, cada unidade promove encontros semanais entre educadores e, anualmente, há reuniões de integração entre direções do Brasil, Argentina e Uruguai, o que assegura troca de experiências e adaptações às realidades locais.


"Nosso objetivo é mostrar ao aluno que cada experiência, até mesmo um conflito, pode ser transformada em oportunidade de evolução. Esse olhar é central na pedagogia logosófica e prepara o jovem para lidar com a vida em sociedade de forma mais consciente e cooperativa", afirma Carin Caldeira, Diretora Pedagógica do colégio.


Com essa abordagem, o Colégio Logosófico reforça sua missão de formar alunos integrais, capazes de aprender tanto com conteúdos acadêmicos quanto com a vida em comunidade. A iniciativa ganha relevância em um momento em que escolas de todo o mundo buscam soluções para lidar com os desafios da convivência e da saúde emocional dos estudantes.


Saiba mais sobre o Colégio Logosófico González Pecotche


Localizado no bairro da Saúde, o Colégio Logosófico – Unidade São Paulo abre suas portas em 2026 para atender alunos da Educação Infantil, em um espaço amplo, acolhedor e especialmente projetado para essa etapa. A equipe técnica e pedagógica reúne profissionais com sólida experiência docente, apoiados pelos mais de 60 anos de atuação do Sistema Logosófico de Educação. A instituição oferece uma formação integral, fundamentada na Pedagogia Logosófica, que tem como missão promover o desenvolvimento pleno das aptidões físicas, mentais, morais e espirituais das crianças — formando seres mais felizes, conscientes e preparados para a vida.

Para saber mais informações sobre o Colégio Logosófico, acesse o comparador de escolas SchoolAdvisor. Clique aqui.





5 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Ana Maria N. Tenorio
21 de nov.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

lindo o espaço físico desta escola! E a proposta pedagógica que contempla as necessidades da criança de forma tão sensível e humana vai além de tudo que conheço! Saber, também, que tem o respaldo de tantos anos em prática em sala de aula, traz uma enorme confiança! Que sorte da cidade receber este aporte na educação!

Curtir

Marina Alencar
16 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Que demais essa proposta, diferente do que eu vejo comumente dentro das escolas! 🫀E é demais saber que vai ter uma unidade em São Paulo em breve! ✨

Curtir

Norma Moraes
15 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Educar para o desenvolvimento e a evolução humana exige paciência e compromisso. Saber que estamos plantando boas sementes com a certeza de que irão florescer no futuro.

Curtir

Marina B.
15 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Penso ser fundamental que o currículo de desenvolvimento humano integre o regular e o atravesse a todo momento.


Sou professora, já trabalhei em excelentes escolas, e sempre é um desafio fazer com que os ensinamentos relacionados a questões morais e de convivência se transformem em prática e não em mero discurso moralista.

Espero que esses conhecimentos sejam cada vez mais divulgados, pois precisamos muito deles no chão da sala de aula e nas discussões sobre o futuro da educação.

Curtir

Convidado:
15 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Excelente, serve tanto para crianças quanto para adultos.

Curtir
bottom of page