Muitas famĂlias estĂŁo insatisfeitas com o valor da lista de materiais escolares solicitada pelas escolas. NĂŁo Ă© pra menos: alĂ©m de uma variação nos valores unitĂĄrios dos produtos que pode chegar a 300% dependendo do estabelecimento onde vocĂȘ realiza a compra (veja nosso post), pesquisa do Procon aponta que houve um acrĂ©scimo mĂ©dio de 3,71% no preço mĂ©dio da lista de material em comparação ao ano passado. O IPC-SP (Ăndice de Preços ao Consumidor de SĂŁo Paulo) da FIPE, referente ao perĂodo, registrou variação de 3,50%.
Assustou com os dados? Cola nas nossas dicas para economizar!
1. Reaproveite! Os låpis, borrachas, apontadores, mochilas, tintas e até mesmo cadernos podem ser reutilizados. Encape os cadernos com imagens divertidas, aponte os låpis, utilize adesivos para enfeitar as mochilas e, principalmente, converse com seu filho: imaginem se todos decidissem descartar o material escolar ao término de cada ano letivo!
2. Troque com outras famĂlias! Essa dica vale para os livros didĂĄticos, paradidĂĄticos e tambĂ©m uniformes. Utilize os grupos de WhatsApp da escola e tambĂ©m o Facebook como um canal de divulgação dos seus desapegos.
3. Compre coletivamente! Muitos estabelecimentos oferecem desconto para compras em grandes quantidades, reĂșna as mamĂŁes amigas e negociem.
4. Aproveite as condiçÔes de pagamento de cada estabelecimento! Muitos estabelecimentos oferecem bons descontos para pagamentos à vista.
5. Considere comprar em sebos! Atualmente, muitos sebos online como o Estante Virtual oferecem livros seminovos a preços extremamente competitivos, especialmente os paradidåticos.
6. Use a internet a seu favor e compare! Geralmente os maiores valores das listas de materiais são os livros didåticos. Compare os valores nos diversos fornecedores da internet antes de realizar a compra. A Amazon tem se mostrado uma opção bem interessante nas cotaçÔes em janeiro de 2020.
Comments