Por Luiza Sassi, Diretora-geral Instituto GayLussac
Para a escola, bons resultados nas avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio, é fruto de uma análise contínua dos resultados da proficiência dos alunos. Como uma escola e seus profissionais podem entender qual leitura devemos fazer sobre os resultados acadêmicos dos alunos através do ENEM?
O ENEM tem o objetivo de ser um exame de acesso para as universidades brasileiras. Entretanto, o seu surgimento apresentava à época o objetivo de ser um exame conclusivo de avaliação da Educação Básica. E isso no Instituto GayLussac se mantém como uma das referências para servir como uma bússola para o currículo de ajustes na melhoria contínua.
O importante é que uma avaliação pedagógica na escola se baseie na perspectiva de 360º, que deve contemplar as avaliações internas num processo natural interno da escola em conjunto com avaliações externas e o próprio resultado do ENEM. Todos esses dados em conjunto permite uma análise preciosa do nível de proficiência do aluno.
Conheça como o Instituto GayLussac construiu um case de sucesso no ENEM
Um exemplo clássico de implantação em nossa escola que considero um caso de sucesso foi como planejamos e chegamos ao resultado de 914 de média na Redação do ENEM com a participação de 100% dos nossos alunos concluístes do Ensino Médio. Há dez anos a nossa média de Redação era em torno de 700 pontos e considerávamos um resultado baixo para o nível de currículo implantado. Diante do reconhecimento de que os resultados de Redação não correspondiam ao nível de aprendizagem dos nossos alunos, criamos um plano de ação de intervenção prática nos seguintes pontos: quantidades de carga horária das aulas, revisão dos itens curriculares e correção externa. Essas ações permitiram que, e ao longo do tempo, nosso resultado foi correspondido ao nível de proficiência dos alunos chegando à faixa de 900 pontos de média. Isso evidencia que foi a análise processual do ensino na escola que permitiu um plano de desenvolvimento dos resultados numa melhoria contínua.
O fato é que a análise do processo no percurso educacional na escola é uma ação imprescindível para alçar os mais altos níveis de proficiência educacional fazendo com que o êxito no resultado do ENEM seja uma permanência contínua. Nossa escola está há mais de 15 anos entre as cinquenta melhores escolas do país, entre as dez melhores escolas do Estado do Rio de Janeiro e a primeira da nossa cidade.
Saiba mais sobre o Instituto GayLussac
Há anos Instituto GayLussac se mantém como melhor escola de Niterói, entre as dez melhores do Estado do Rio e 50 melhores do Brasil no ranking do ENEM. Inovar está no DNA do colégio. Depois de 60 anos com a tradição da inovação e da excelência, a incorporação ao Grupo Cognita foi uma decisão frente aos desafios apresentados por uma juventude globalizada, cujo horizonte não possui limites.
Para saber mais sobre o Instituto GayLussac - mensalidade, infraestrutura, corpo docente e muito mais - acesse a página do colégio no comparador de escolas da SchoolAdvisor. Clique aqui.
Comments