Bullying: entenda o papel da escola para combater essa prática
- SchoolAdvisor Brasil

- 17 de jul.
- 4 min de leitura
Por Escola Eleva

Insulto intencional e sistemática cometida individualmente ou por um grupo, o bullying é grave e, por isso, precisa ser combatido. Tanto que, desde 2015, o Brasil possui uma lei específica para tratar do assunto, instituindo o “Programa de Combate à Intimidação Sistemática”.
O parágrafo 1º do artigo 1º da Lei 13.185, de 6 de novembro de 2015, define o bullying como “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.
Antes erroneamente considerada por muitos como uma “brincadeira de criança”, essa prática causa traumas severos no indivíduo, refletindo consequentemente no desenvolvimento de toda a sociedade.
Apesar do bullying ocorrer em ambientes diversos, sejam reais ou virtuais, é na escola onde são identificadas as primeiras ocorrências e onde são feitas as intervenções iniciais no sentido de educar alunos para uma convivência mais respeitosa.
Afinal, as instituições de ensino têm a responsabilidade de trabalhar a diversidade de cada estudante, evitando que eles se tornem alvo de bullying por diferenças ou particularidades.
Responsável por contribuir com o aprendizado acadêmico e, também, com a formação do caráter dos alunos, as instituições de ensino possuem um papel importante para combater essa prática, auxiliando na formação de uma sociedade cada vez mais justa e responsável,onde o assédio moral, físico ou psicológico não são tolerados.
Dessa forma, é preciso conhecer mais sobre o assunto e, claro, desenvolver uma estratégia eficaz e didática para combater o bullying nos colégios.
Bullying e suas consequências
As consequências para aqueles que são vítimas de bullying podem ser devastadoras. É comum que as vítimas apresentem distúrbios comportamentais, depressão, ansiedade, medo, entre outros, prejudicando ainda o aprendizado.
Com medo, os estudantes podem encontrar dificuldades para relatar a situação e, até mesmo, para os pais. Por isso, é fundamental ficar atento a possíveis sinais, como uma mudança repentina de comportamento ou machucados mal explicados. Para prevenir e agir rápido, torna-se indispensável manter uma comunicação clara e receptiva, mantendo a criança ou adolescente confortável para se expressar.
Papel da escola no combate ao bullying
No caso específico da escola, é importante desenvolver uma estratégia efetiva e permanente para combater o bullying. Afinal, é neste ambiente onde os estudantes passam boa parte do dia.
Certamente, a instituição desempenha um papel relevante para o desenvolvimento socioemocional de cada aluno. Portanto, consegue ajudar na prevenção e combate à intimidação sistemática, garantindo uma formação centrada no diálogo e no respeito às individualidades.
Com isso, as instituições de ensino devem desenvolver e colocar em ação um planejamento pedagógico estruturado, trabalhando de uma maneira progressiva e de acordo com as particularidades de cada faixa etária.
Mas como isso funciona? Claro que cada colégio tem suas particularidades e estratégias. Entretanto, é possível destacar como exemplo positivo e eficaz o programa de inteligência emocional da Escola Eleva. Além de um código de conduta bem elaborado, a instituição conta em sua metodologia com a parceria do Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV.
Entre as ações práticas, o trabalho de prevenção ao bullying na Eleva conta com outras boas práticas. A começar pelo desenvolvimento de espaços apropriados para escuta e fala, direcionados para a resolução de conflitos. Isso permite que os alunos consigam expressar livremente seus sentimentos, principalmente, entre os colegas.
Como parte da estratégia de prevenção, é importante falar sobre o tema, abrindo o diálogo com os alunos, pais e também professores. Torna-se necessário ainda mostrar a todos que o bullying não é uma ação tolerada no ambiente escolar.
A escola tem o compromisso em acolher os alunos que estão passando por determinadas situações e esse processo exige direcionar a atenção para todos os estudantes, para que se sintam acolhidos e respeitados.De qualquer forma, é importante lembrar que os conflitos humanos sempre vão existir. Portanto, a adoção de ações eficientes dentro de uma estratégia bem elaborada auxilia a prevenir e a reduzir significativamente os episódios, o que facilita lidar de forma efetiva com possíveis episódios.
É importante entender que, muitas vezes, o bullying é um pedido de ajuda. Portanto, para conseguir a mudança de comportamento efetiva, não se pode rotular as partes envolvidas. Isso, claro, não significa diminuir a gravidade do que está acontecendo. Lembre-se de lidar com seriedade e sensibilidade em cada episódio no ambiente escolar.
Dentro do processo de desenvolvimento socioemocional dos alunos, a prevenção ao bullying se faz presente em uma estratégia didática e bem elaborada, oferecendo uma formação mais empática e centrada no diálogo. Dessa forma, é possível contribuir de forma positiva e eficaz na formação de cidadãos melhores.
Aos pais que desejam saber mais sobre o trabalho diferenciado desenvolvido pela Escola Eleva, é só acessar o site: https://www.escolaeleva.com.br.
Artigo originalmente publicado em https://www.estadao.com.br/educacao/blog-dos-colegios-escola-eleva/bullying-entenda-o-papel-da-escola-para-combater-essa-pratica/ui.
SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA ELEVA
Fundada em 2017, a Escola Eleva possui unidades no Rio de Janeiro, Recife e Brasília, e em 2024 inaugura seu primeiro campus em São Paulo, no tradicional bairro da Vila Mariana, onde funcionava o Instituto de Belas Artes. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Eleva adota uma proposta pedagógica que combina excelência acadêmica com metodologias inovadoras, aliando cidadania global, inteligência socioemocional e criatividade. A infraestrutura inclui espaços como área exclusiva para a Educação Infantil, maker space, laboratórios, estúdio de gravação, BioLab ao ar livre, STEM Center, sala de dança, quadra poliesportiva e áreas de convivência que inspiram o aprendizado e a diversão.
Encontre o endereço mais próximo de você e consulte mensalidade, depoimentos, infraestrutura, níveis de ensino oferecidos e muito mais!
Eleva São Paulo
R. José Antônio Coelho, 879 - Vila Mariana, São Paulo
Eleva Botafogo
R. Gen. Severiano, 159 - Botafogo, Rio de Janeiro
Eleva Barra da Tijuca
Av. José Silva de Azevedo Neto, 309 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro




Comentários