top of page

Como as escolas podem tratar a indisciplina?

Todo mundo que tem filhos sabe o quanto a indisciplina e a desobediência podem ser cansativas. E sabe também que faz parte do desenvolvimento da criança e do adolescente contestarem as regras e a autoridade.


Agora imagina como é liderar uma sala de aula, com uma média de 30 alunos, cada um com uma personalidade e formação familiar diferente! Sem dúvidas, é muito desafiador.


O segredo para evitar a indisciplina na escola é evitar, em primeiro lugar, que o estudante se sinta desmotivado e desconectado do adulto em sala.


Para isso, tudo deve ser levado em consideração: o espaço físico precisa ser estimulante; o currículo pedagógico deve provocar o interesse e a curiosidade; o método de ensino necessita ser envolvente; e o educador deve ser ocupar um espaço inoperacional para os estudantes.


Confira abaixo três dicas para reduzir a indisciplina em sala de aula.


🧩 Tenha uma relação baseada no diálogo: a melhor forma de melhorar o relacionamento entre os alunos, professores e a família é por meio do diálogo. É necessário expor de maneira clara as regras da escola para que todos possam compreendê-las.


🧩 Mescle estratégias de aula: uma aula expositiva pode se tornar cansativa e tediosa, por isso, aposte em outras estratégias para ensinar, como a sala de aula invertida, em que o aluno se torna protagonista da sua aprendizagem.


🧩 Organize a sala de aula: um ambiente desorganizado favorece o caos, por isso, organize a sala de aula e evite deixar objetos espalhado pelo ambiente.


🧩 Incentive a cooperação: tende criar uma cultura de cooperação na sala de aula, pois quando os alunos entendem que o seu comportamento influencia na aprendizagem do outro, ele tende a melhorar e parar com a indisciplina.


Essas são algumas dicas para combater a indisciplina no ambiente escolar, gostou de conhecê-las?


Imagem: wix


Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page