top of page

Como calcular a mesada dos seus filhos

Por Mozper


As crianças devem aprender sobre educação financeira desde cedo, para que possam cuidar e ter contato com as finanças o quanto antes. A melhor maneira dos pais poderem apresentar o conceito de educação financeira para os filhos é através da relação no dia a dia com o dinheiro, de maneira a terem contato com as questões financeiras, como administrar, aprendendo a poupar, planejar e controlar seus gastos. E a mesada ou semanada pode ser uma ótima ferramenta para iniciar essa vivência, mas sempre vem a dúvida de como calcular o valor da mesada.


Quanto devo dar de mesada?


O valor a ser dado à criança deve ser compatível com o orçamento familiar e a realidade financeira dela. Tanto o valor quanto a periodicidade devem ser adaptados à idade dos pequenos, começando com valores menores, e de acordo com o crescimento e desenvolvimento dos seus filhos, ir aumentando.


É importante que os pais definam junto aos filhos, o que a criança pode ou não comprar com o dinheiro da mesada, e que o objetivo da mesada é que elas aprendam a fazer escolhas sobre o que desejam comprar, por isso, também não pode ser um valor ostensivo, para que possa aprender a economizar e consumir conscientemente.


Crianças de até 06 anos


Para as crianças menores de 6 anos, os pais podem explicar às crianças sobre o dinheiro, para que serve, mas sem dar uma quantidade específica, porque elas ainda estão na fase de começar a entender o que é o dinheiro, e para que ele serve. Criar metas de poupança podem ajudar a elucidar o consumo consciente e planejado, desde cedo.


Crianças de 6 a 11 anos


Para as crianças de 6 a 11 anos, que já têm uma melhor compreensão sobre o valor do dinheiro, e que ele pode ser trocado por coisas, mas também pode ser guardado, a melhor maneira de calcular é dar um valor semanal, porque ela ainda não compreende por completo a noção de tempo. O valor indicado é de R$5,00 X idade da criança.


Pré adolescentes e adolescentes


Para os maiores, que já estarão entrando na fase da adolescência acima dos 12 anos, e as vontades serão outras, e portanto, os gastos serão maiores, é preciso que a mesada acompanhe o desenvolvimento. Uma forma de calcular a mesada para essa faixa etária é fazer R$15,00 X idade do adolescente por semana.


Além disso, um planejamento e a discussão sobre orçamento e gastos deve estar presente sempre em casa, para que desde cedo o assunto deixe de ser um tabu e crianças e adolescentes criem senso de responsabilidade com o dinheiro e as questões financeiras.


Como a Mozper pode ajudar?


Mozper é uma plataforma financeira gerida pelos pais, que funciona por meio de um aplicativo e de um cartão Visa. Apoiamos os pais na educação financeira de seus filhos e damos às crianças e adolescentes uma ferramenta para um futuro financeiro saudável. É a plataforma ideal para ensinar crianças e adolescentes bons hábitos ao lidar com dinheiro e finanças, promovendo a gestão do orçamento de forma consciente, incentivando a poupança com definição de metas possíveis e compreendendo o verdadeiro valor do dinheiro por meio da realização de tarefas. Tudo isso gerando saúde financeira com o controle dos pais.



Teste grátis por 30 dias e saiba como a Mozper promove a educação financeira de crianças e adolescentes. Clique aqui e peça o seu!


Artigo enviado pela Mozper

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page