Artigo criado em parceria com a Escola CRIEM
O aluno é o protagonista de sua própria jornada de aprendizagem. Uma escola humanista valoriza a diversidade, o aprendizado pela experiência, o contato com a natureza, a exploração do sentir, entender e agir, promovendo o respeito e fomentando o pensamento crítico e inovador para a formação integral do aluno.
O termo “humanismo” caracteriza que o ensino deve estar voltado às necessidades e ao bem-estar de cada aluno. Assim, a escola humanista contribui satisfatoriamente para o crescimento pessoal, intelectual e interpessoal do estudante. Os alunos são coparticipantes do processo pedagógico, trazendo seus questionamentos e contribuições para a sala de aula. Aliás, as atividades não ficam restritas aos espaços escolares. Tudo é uma oportunidade para aprender e se desenvolver.
Continue lendo para saber mais características das escolas humanistas.
Aspectos que diferenciam uma escola humanista
Muitas são as abordagens pedagógicas adotadas pelas escolas particulares: Construtivismo, Montessori, Waldorf, Tradicional, e muitas outras! Mas você sabe quais são os aspectos que diferenciam uma escola humanista das demais? Conheça abaixo:
Qualidade da relação professor-aluno
Os professores auxiliam o aluno a descobrir as suas habilidades, despertando os potenciais de desenvolvimento de cada um. Nesta atmosfera afetiva, os alunos sentem-se apoiados, incentivados e seguros. As atividades em grupo contribuem para ensinar valores como bondade, gentileza e empatia.
Escuta ativa e empatia
A escola dá voz aos alunos, incentivando a livre expressão de sentimentos. Assim, motiva o autoconhecimento e a confiança para lidar com a diversidade de pensamentos. Também proporciona relações afetivas mais sólidas, formando cidadãos empáticos e corajosos.
Aplicação prática do conhecimento
Os alunos são estimulados a colocar em prática o conteúdo teórico aprendido. Com projetos e atividades criativas, instigantes e desafiadoras, eles desenvolvem habilidades e fortalecem o aprendizado. As ações “Maker” (“faça você mesmo”), de robótica e programação são exemplos dessa prática.
Conclusão
As escolas que adotam a Pedagogia Humanista incentivam que os alunos busquem sua autorrealização, que está ligada ao atendimento das suas necessidades básicas (fisiológicas, segurança, afeto, estima) e que é atingida com a facilitação do ambiente onde estão inseridos (no caso, a escola).
Este artigo foi criado em parceria com a Escola CRIEM.
Saiba mais sobre a CRIEM Escola Bilíngue:
A CRIEM é uma escola particular bilíngue e humanista localizada no Brooklin, em São Paulo. Com mais de 40 anos de história, a escola preza por manter uma equipe qualificada para desenvolver uma trilha de aprendizagem personalizada, criativa, inovadora e tecnológica. O projeto de ensino estimula o desenvolvimento das relações sociais e a participação ativa do aluno, com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de todas as potencialidades dos estudantes.
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