top of page

Dicas para os pais durante o período de adaptação

Por Erica Santos, coordenadora pedagógica da See-Saw Escola Bilíngue



1. Conversem com seu filho antes do início das aulas, passando-lhe informações agradáveis sobre a nova situação que estará presente em suas vidas.


2. Nos primeiros dias, quando estiver acompanhando a criança durante a rotina, procure deixá-la livre, sem pressioná-la, disponibilizando tempo para que ela se familiarize com o ambiente, as professoras e assistentes. Não se preocupe caso ela ainda direcione a você suas solicitações. Aos poucos você pode estimulá-la a procurar as professoras para obter o que deseja ou mostrar algo do seu interesse.


3. Quando for o momento de sair de sala, procurem demonstrar confiança e segurança. É importante que a criança sinta que vocês aprovam e sentem-se tranquilos com a sua permanência na escola.


4. Chorar é uma reação normal da criança mediante situações novas, é uma forma de comunicação. Não é preciso dizer que não se deve chorar; seu filho é muito pequeno, sendo importante respeitar suas reações e sentimentos. A professora seguramente encontrará tempo para confortá-lo, dando o acolhimento necessário para que, naturalmente, ele sinta-se confiante neste novo espaço.


5. A rotina é muito importante para fazer a criança sentir-se integrada e feliz. Evitem as faltas, a não ser em caso de doença, indisposição ou extrema necessidade, pois a classe, a cada dia, reinicia um processo de descoberta do mundo. Uma criança que se atrasa, ou que se ausenta com frequência, acaba perdendo a dinâmica que gerou novos trabalhos ou brincadeiras dentro do grupo.


6. É comum a criança apresentar, nesta fase, uma série de mudanças de comportamento, tais como, agitação, atitudes regressivas, dependência, ansiedade, raiva ou cansaço. Essas reações vão desaparecendo, gradativamente, a partir do momento em que ela vai se sentindo mais próxima às professoras e aos colegas, canalizando, assim, para a escola, grande parte de seus sentimentos e necessidades.


7. Preparem-se para recaídas: Seu filho(a) pode entrar e ficar bem nos primeiros dias, mas depois, apresentar dificuldade para entrar na classe ou vir para a escola. Isso é normal e esperado, já que a curiosidade inicial foi saciada e a criança começa a sentir a separação dos pais de maneira mais latente.


8. Objetos de transição, como chupeta ou naninha, são importantes nesta fase, pois servem como mediador entre a casa e a escola, transmitindo segurança e conforto para a criança lidar com os novos desafios. Progressivamente, ela vai adquirindo confiança na sua capacidade de criar e se aventurar além da família, deixando esses objetos de lado e experimentando sua participação em situações novas.

9. Durante esse período a rotina doméstica não deverá ser alterada, como por exemplo, mudar a criança de quarto ou introduzir novas atividades, visto que podem gerar ainda mais insegurança e ansiedade. Depois da adaptação concluída, e observando que a criança está tranquila e confiante, os pais podem seguir com seus combinados pessoais.


10. Não comentem eventuais dúvidas na frente do seu filho(a). A escola (coordenação, orientação, professoras e direção) está preparada para ouvi-los e orientá-los sobre qualquer questão que sintam necessidade de esclarecimento. Sua segurança e confiança são fundamentais para que a criança incorpore com tranquilidade a chegada à escola.

Artigo enviado pela See-Saw Escola Bilíngue


Sobre a See-Saw Panamby Escola Bilíngue

Na SEE-SAW, a educação bilíngue é completa, com infraestrutura e modelo pedagógico que preparam os alunos para o futuro, do Ensino Infantil ao Médio. O contato com o segundo idioma começa logo nos primeiros três anos da educação infantil, onde as crianças escutam inglês durante toda sua rotina escolar. A partir do Fundamental I, os alunos passam a estudar o currículo brasileiro no período da manhã e o currículo bilíngue a tarde, chegando ao término do Fundamental II com capacidade de se comunicar fluentemente em inglês. Essas habilidades são aprofundadas durante o Ensino Médio, com a parceria da Rosedale Academy Programa educacional canadense, reconhecido Internacionalmente.



bottom of page