Por Ernani Soares de Paula, Diretor-geral Escola Villare
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação composta por quatro provas objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e por uma redação.
A parte objetiva produz quatro notas de proficiência, que são atribuídas utilizando a teoria de resposta ao item. Essa teoria diz respeito a um um conjunto de modelos matemáticos que levam em conta a capacidade de cada questão — chamada de item — distinguir os alunos que possuem a habilidade avaliada dos que não a possuem, o grau de dificuldade dos itens e a probabilidade de acertos casuais, os chamados “chutes". A redação é corrigida por dois corretores independentes entre si, segundo cinco critérios previamente divulgados.
As notas do ENEM são utilizadas pelas por várias universidades no Brasil e no exterior como critério de seleção de seus ingressantes. As universidades federais, por exemplo, têm o ENEM como sua principal forma de ingresso, fazendo dele o segundo maior vestibular do mundo. Trata-se do Sistema de Seleção Unificada (SISU), sistema em que os estudantes apresentam suas candidaturas e têm suas notas ponderadas conforme os critérios de cada curso, divulgados previamente.
Outras universidades públicas possuem métodos próprios para utilização do ENEM. Muitas universidades particulares também utilizam o exame, seja como critério de aprovação de ingressantes, seja como critério de distribuição de bolsas de estudos e de descontos.
Nessa perspectiva, as notas de proficiência do ENEM dos estudantes de uma escola, se representativas, podem indicar o potencial de a escola abrir as portas do Ensino Superior.
Saiba mais sobre a Escola Villare
A escola tem 35 anos de tradição e ocupa o Top 7 das escolas de São Paulo com melhor desempenho no ENEM. A equipe multidisciplinar cria um ambiente acolhedor, que proporciona o desenvolvimento intelectual, ético e socioemocional dos estudantes. O currículo permite a imersão em experiências internacionais e multiculturais, priorizando, por exemplo, a prática da língua inglesa desde os primeiros anos escolares.
A Escola Villare, localizada em São Caetano do Sul, atende alunos desde a Educação Infantil (a partir dos 18 meses de idade) até o Ensino Médio. Cada etapa escolar conta com uma unidade projetada especialmente para alunos de faixas etárias específicas.
Para saber qual é a mensalidade da Escola Villare, em São Caetano, e conhecer a infraestrutura, qualificações e ler depoimentos das famílias, acesse o comparador de escolas SchoolAdvisor. Clique aqui.
Comments