Conheça as iniciativas antirracistas da Escola Lumiar Pinheiros
Desde 2020, a Escola Lumiar Pinheiros vem se organizando com o objetivo de constituir uma escola antirracista. A escola tem garantido que os educadores e estudantes se reúnam no horário escolar e de trabalho, e tem planejado formações e ampliado bolsas para estudantes pretos, pardos e indígenas.
A Escola Lumiar Pinheiros possui três instâncias de reunião e ações institucionais:
1- Coletivo antirracista - famílias: o coletivo é composto por famílias da escola, que se reúnem entre si e com a Lumiar a cada 2 meses para discutir a pauta antirracista.
2- Comissão antirracista - educadores: a comissão é constituída pelos educadores, que se reúnem semanalmente. São quatro tempos para acolhimento de educadores no horário escolar, além da reunião da comissão.
3- Comissão antirracista - estudantes: os estudantes do Ensino Fundamental 1 também fazem parte da pauta antirracista na Lumiar Pinheiros. As reuniões dos alunos acontecem quinzenalmente, no ambiente da escola, para conversar sobre o tema.
Além disso, os educadores da Lumiar Pinheiros estão constituindo um projeto, ainda sem nome, com atividades ligadas ao ambiente escolar. Uma das propostas é criar um Aquilombamento na escola para educadores pretos se reunirem e se acolherem.
Principais iniciativas na Escola Lumiar Pinheiros
a. Promoção de um ambiente escolar acolhedor para as pessoas pretas a fim de que possam relatar casos de racismo.
b. Formação da equipe de educadores para que possam reconhecer ações racistas e implementar o ensino de conteúdos ligados às culturas originárias, afrodescendentes e africanas. Desde 2020 a escola promove formações para os educadores, em horário de trabalho.
c. Ampliação de bolsas e aprimoramento das condições dos bolsistas participarem das atividades pedagógicas pagas. Atualmente, todos os bolsistas sociais (que incluem bolsistas por cor de pele) estão incluídos nas atividades pedagógicas
Saiba mais sobre a Escola Lumiar Pinheiros
A metodologia Lumiar foi criada há 17 anos por um grupo de educadores de vanguarda. A primeira escola nasceu na cidade de São Paulo, e hoje a metodologia está presente em mais 10 escolas, públicas e privadas, entre Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Holanda. O método Lumiar é original no sentido de que propõe e pratica, de maneira inédita, o conceito de aprendizado com base em projetos, como instrumento de inter-relação de alunos e a procura de seus interesses reais. São seis pilares nos quais a metodologia é fundamentada: Tutores e mestres; Currículo em Mosaico; Gestão Participativa; Multietariedade; Aprendizagem Ativa e Avaliação Integrada.
Para consultar informações completas sobre a Lumiar Pinheiros (mensalidade, níveis de ensino, infraestrutura, qualificações e muito mais), acesse a página da escola no comparador de escolas particulares SchoolAdvisor. Clique aqui.
Comments