top of page

Ingresso no novo ambiente escolar: o envolvimento da escola, das famílias e das crianças

Por Escola do Bairro


ree

Começar um projeto novo traz algumas incertezas, desconhecimentos e inseguranças: a maneira como é vivenciado o período inicial de adaptação ao novo ambiente escolar é marcante no processo das crianças durante todo o ano letivo.


Uma experiência gradual e positiva pode facilitar a relação que irão estabelecer com seus pares, seus professores, os funcionários, os espaços e o tempo de permanência no novo ambiente.


Muitos sentimentos acometem as crianças em situações desconhecidas, o que demanda delicadeza e sensibilidade para ouvir com atenção e compreender o que dizem, muitas vezes, sem palavras. Também vocês, pais e mães, vivenciam a entrada das crianças na escola por meio de sentimentos nem sempre claros e muitas vezes ambíguos, que precisam ser, também, acolhidos e ouvidos.


Para que seja possível vivenciar coletivamente essa nova adaptação e ajudar as crianças a ingressarem no novo grupo com curiosidade e interesse de maneira tranquila, as escolas podem contribuir planejando um processo gradual de contato, exploração e familiarização durante os primeiros dias do ano ou enquanto se fizer necessário.


Na Escola do Bairro, ainda que os professores sejam os maestros dessa nova orquestra que se pretende organizar, pais, mães ou figuras fortes de afeto serão parceiros fundamentais, podendo:

  1. Entrar cotidianamente com as crianças nas salas, na entrada e/ou na saída, para compartilhar presencialmente dos espaços e descobertas;

  2. Permanecer alguns períodos ao lado das crianças até que se sintam suficientemente seguras para ficarem sozinhas ao lado dos novos companheiros. Se possível, os professores e a direção orientarão para que os familiares permaneçam em local próximo e de fácil visualização e acesso das crianças;

  3. Conversar bastante com as crianças, buscando tranquiliza-las afirmando que estarão por perto enquanto for necessário, ajudando-as a identificar interesses e ratificando que serão bem acolhidas;

  4. Pedir ajuda à direção caso seja necessário.


As rotinas estabelecidas para os primeiros dias devem manter uma regularidade e repetição de maneira a transmitir às crianças segurança quanto à sua entrada, permanência e saída da escola. Isso porque as rotinas dos primeiros dias são um fator importante para ajudar as crianças a compreenderem que não perdem a convivência da família ao acrescentarem novas vivências na escola.


Por meio da vivência de novas experiências regulares e diversificadas que se repetem no tempo, as crianças poderão antecipar e, gradativamente prever as ações dos professores e as próprias, tranquilizando-se quanto à separação gradual de seus pais, sendo-lhes garantido que no final daquela sequência de atividades voltará para eles.


É esperado que ao final do período de adaptação e, em função da parceria entre escola e famílias, as crianças:

✔  Sintam-se acolhidas pelos adultos, pelo professor de referência e pelos seus pares;

✔  Apropriem-se dos espaços, das rotinas e percebam suas possibilidades e limites;

✔  Interajam entre si e com os objetos, explorando, brincando e descobrindo suas próprias possibilidades e limites bem como as dos outros;

✔  Comuniquem suas necessidades, interesses, preferências e desejos e consigam manifestar desagrados durante eventuais conflitos;

✔  Criem vínculos afetivos com adultos e outras crianças, reconhecendo-se como integrantes de um agrupamento e da própria escola.


Esse processo de adaptação, para nós, pressupõe, portanto, que as crianças permaneçam poucas horas nos primeiros dias, sendo o período de estadia estendido aos poucos e os intervalos das atividades mais espaçados.


Na Escola do Bairro, a presença do pai, da mãe ou de figuras de afeto substitutos (avós ou babás) na primeira semana é imprescindível.

Ao longo dos dias, uma observação individualizada e compartilhada entre pais, professores e direção pode encurtar ou prolongar essa permanência ao longo da segunda semana. Ao final da segunda semana faremos uma refeição coletiva para comemorarmos os novos vínculos criados. As crianças e famílias que precisarem de mais tempo terão todo nosso apoio!


Saiba mais sobre a Escola do Bairro


A Escola do Bairro é uma instituição educativa das infâncias, de pequeno porte, acolhedora, garantindo a constituição de uma comunidade de aprendizagem de famílias, crianças, profissionais do ensino e colaboradores. Está instalada em um espaço com estrutura física, equipamentos e ambientes adequados para oferecer educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental para crianças a partir de 1 ano até os 11 anos de idade baseadas na Pedagogia da Investigação criada por nossa fundadora, Profª drª Gisela Wajskop.

Para ler depoimentos das famílias, ver mensalidade, infraestrutura, qualificações e muito mais, acesse a página da Escola do Bairro no comparador de escolas SchoolAdvisor. Clique aqui.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page