top of page

Jovens startupeiros na escola

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Caio Franco Mamede e Ettore Gaglianone Stori da Scuola Italiana Eugenio Montale


Identificar quais venenos estão na sua alimentação parece assustador? Descobrir que na Ásia existe um festival das cores para celebrar a chegada da primavera não é surpreendente? Saber a origem do que se pede no fast food é missão impossível? E mais: o que você faz com o celular velho quando compra um novo?


Todos esses assuntos desafiadores estão sendo trabalhados pelos alunos do II, III e IV Liceo da Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale.  A sigla parece complicada: PCTO quer dizer “Percorsi per le Competenze Trasversali e l’Orientamento”. Em português, uma orientação profissional aos alunos a partir dos 14 anos. 


O programa está previsto pelas escolas italianas para aproximar os alunos do mundo do trabalho e das empresas. Aqui no Brasil, pela cultura do país e o tamanho da cidade São Paulo, não é possível fazer o mesmo. Por isso, o PCTO da Eugenio Montale é adaptado anualmente para se encaixar no ensino brasileiro. 


O método atual se fundamenta na metodologia “aprendizagem baseada em projetos” (ABP), e prevê a criação de projetos e startups alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU - Organização das Nações Unidas.





Entenda mais sobre o projeto

Em 2020, a ONU definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que precisam ser cumpridos até 2030. Eles procuram aumentar a qualidade de vida de todo o planeta. 

Cada grupo está trabalhando em uma proposta atrelada aos desafios propostos pela ONU. Conheça:


II Liceo: Observatório Ásia

Atualmente, a economia global está sendo dominada pela Ásia, e tal conceito é chamado de “Século Asiático”. A proposta é que alunos, pais e professores da Montale conheçam melhor o continente.

III Liceo: Alimentação

Um projeto que procura promover melhorias sustentáveis no setor de alimentação, pois é um dos mais importantes da Agenda 2030.

IV Liceo: Coleta de lixo eletrônico

Os alunos têm como o objetivo a coleta de lixo eletrônico na região do Morumbi e envio deste para a organização Sucata Digital.


Veja fotos do projeto acontecendo na Eugenio Montale

Jovens na Scuola Italiana Eugenio Montale
Imagem: Scuola Italiana Eugenio Montale

Alunos da Scuola Italiana Eugenio Montale
Imagem: Scuola Italiana Eugenio Montale

Projetos Jovens startupeiros da Scuola Italiana Eugenio Montale
Imagem: Scuola Italiana Eugenio Montale

Imagens reprodução @Scuola Italiana Eugenio Montale



SAIBA MAIS SOBRE A SCUOLA INTERNACIONAL ITALIANA EUGENIO MONTALE



A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale tem compromisso com a formação integral dos alunos, um dos valores mais importantes do seu projeto pedagógico. Desde sua origem, é internacional e seus títulos de estudo são legalmente reconhecidos nos países da União Europeia e no Brasil. A escola é mantida por uma Associação Educacional sem fins lucrativos e os alunos encontram aqui um espaço totalmente voltado para o desenvolvimento de seus potenciais, com turmas pequenas e professores qualificados.


Veja aqui informações completas sobre a Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale no buscador de escolas particulares SchoolAdvisor.

Se preferir, clique aqui e agende sua visita pelo WhatsApp.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page