top of page

Mesada é recompensa?

Por Mozper


Uma das questões mais debatidas quando se trata da educação financeira de crianças e adolescentes é a ideia de que uma mesada deve ser vinculada a uma recompensa ou não. Algumas pessoas acham que uma mesada não deve ter contrapartidas, já outros acham que deve estar ligado a tarefas do dia a dia, notas escolares ou até mesmo comportamento – como em “Se você não se comportar, vou cortar sua mesada!”


Primeiro, você deve pensar: por que você está dando uma mesada ao seu filho? Qual é o objetivo? E a resposta na maioria das vezes será ensinar desde cedo habilidades de gerenciamento de orçamento e aprender o valor do dinheiro.


O dinheiro não funciona como recompensa por bom comportamento. Estudar e fazer as atividades da escola são responsabilidades dos seus filhos. Se você oferece recompensas financeiras por boas notas, está externalizando a recompensa, o que pode comprometer o seu objetivo de ensinar. A recompensa neste caso deve ser internalizada: a auto-estima e o orgulho que acompanham o bom desempenho.


A mesada educativa é uma forma de facilitar o aprendizado sobre finanças e gestão de orçamento. Ela deve ser aliada ao planejamento e diálogo, uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, gerenciamento de dinheiro e tomada de decisões. Cada família deve levar o seu contexto financeiro como avaliação para a mesada ou semanada.


A preocupação em proporcionar para os pequenos uma educação financeira prática e que vá garantir um futuro financeiro saudável, por isso Mozper tem como objetivo apoiar pais e responsáveis nessa jornada de educação financeira de crianças e adolescentes, nós damos os ingredientes para que cada família monte a receita para os seus filhos.



Como a Mozper pode ajudar?


Mozper é uma plataforma financeira gerida pelos pais, que funciona por meio de um aplicativo e de um cartão Visa. Apoiamos os pais na educação financeira de seus filhos e damos às crianças e adolescentes uma ferramenta para um futuro financeiro saudável. É a plataforma ideal para ensinar crianças e adolescentes bons hábitos ao lidar com dinheiro e finanças, promovendo a gestão do orçamento de forma consciente, incentivando a poupança com definição de metas possíveis e compreendendo o verdadeiro valor do dinheiro por meio da realização de tarefas. Tudo isso gerando saúde financeira com o controle dos pais.




Artigo enviado por Mozper

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page