top of page

Meu filho conseguirá acompanhar os estudos se mudar para uma escola bilíngue?

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Aubrick


Atualmente, muito se discute sobre educação bilíngue, uma vez que o número de escolas que oferecem esse tipo de ensino não pára de aumentar.


Entendemos que um projeto de educação bilíngue é aquele que se caracteriza por ter ao menos duas línguas de instrução por meio das quais alunos e alunas acessam os conteúdos acadêmicos das diversas áreas curriculares. Nessa perspectiva, a língua de nascimento (L1) e a língua adicional (L2) convivem no ambiente escolar tanto como objetos de conhecimento em si quanto como meios para que os estudantes construam aprendizagens.


A chegada de um aluno a um projeto com tais características deve sempre ser cuidadosa para garantir que a relação que será estabelecida com a língua adicional seja positiva. A depender da idade com que esse aluno inicie esse percurso de aprendizagem em uma escola bilíngue, encaminhamentos específicos serão necessários.


Imagem: WIX


Na Escola Aubrick, a partir de nossa experiência e com base em estudos sobre aquisição de linguagem, entendemos que se a entrada se dá na primeira infância, ao longo dos anos da Educação Infantil, é necessário o planejamento de contextos significativos e experiências relevantes. Tais contextos garantirão que a criança pequena veja sentido no uso da L2 e que, gradativamente, passe a compreendê-la e a utilizá-la na escola. Os educadores participam desses contextos que têm a língua adicional como pano de fundo nas brincadeiras e interações, fazendo com que os pequenos escutem o inglês desde o seu primeiro momento na Escola. Diversos recursos são importantes nessa chegada, especialmente um olhar atento e sensível por parte do professor para que reconheça se algum desconforto está acontecendo com a criança em função do idioma ao qual passa a ter acesso. Assim, esse aluno vai ter apoio qualificado para que siga aprendendo os conteúdos das diversas áreas que são trabalhadas em L2.


Quando a entrada se dá no Ensino Fundamental, a própria organização curricular passa a exigir um processo de aprendizagem crescentemente complexo; os conteúdos das diversas disciplinas ganham profundidade e especificidade, e as expectativas de aprendizagem incluem, também, produções escritas, nas duas línguas de instrução. Nesse contexto, verificamos a necessidade de apoios extras quando um aluno ou aluna começa seu percurso escolar bilíngue nesse segmento. Esses apoios podem configurar-se como aulas extras ministradas pela própria escola em que a equipe docente trabalhe, por exemplo, o vocabulário específico que será necessário para a compreensão de conceitos das diversas áreas curriculares, ou promova espaços para o desenvolvimento da produção oral. Em algumas situações, especialmente quando a entrada se dá nos Anos Finais do Ensino Fundamental, aulas particulares e uma dedicação maior do estudante podem ser necessárias de modo que constitua saberes em L2 que possibilitarão que acompanhe o desenvolvimento do currículo.


A chegada a um projeto bilíngue pode impor desafios aos estudantes, mas certamente promoverá ganhos extremamente relevantes relacionados não só à possibilidade de dominar uma língua adicional (ou mais) ou a uma ampliação cultural que se configura por meio de um outro idioma, mas também diferenciais relacionados ao funcionamento cerebral, como mais flexibilidade cognitiva ou fortalecimento de funções executivas. Conhecer mais de uma língua nos torna capazes de ampliar ao máximo nossa compreensão de mundo, das relações e conhecimentos, e de entrar em contato com um universo mais amplo. A educação bilíngue apresenta a possibilidade prática de ampliar horizontes e abordar, cotidianamente, questões como diversidade e tolerância. Saber mais de uma língua torna o nosso mundo maior!


Artigo: Escola Aubrick



Saiba mais sobre a Escola Aubrick


A Aubrick é uma escola brasileira com currículo em língua inglesa internacional referenciado pela universidade de Cambridge. Bilíngue desde sempre, tem uma abordagem multicultural com professores bem preparados, que recebem formação contínua, e estimulam as habilidades socioemocionais e acadêmicas de cada aluno. Com turmas do Infantil ao Fundamental Anos Finais, oferecemos um currículo dinâmico com atividades e conteúdos atuais, consistentes e instigantes e um apoio tecnológico avançado, fundamental para nossos tempos.


Para ver informações completas sobre a Aubrick, acesse o buscador de escolas particulares SchoolAdvisor. Clique aqui.



bottom of page