top of page

Como escolher uma escola bilíngue para o seu filho?

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por SEE-SAW Escola Bilíngue


Quando o assunto é ensino bilíngue, as escolas precisam oferecer algo mais. Por isso, pesquise. É na escola que tudo acontece. Trata-se de período de descobertas e aprendizados que marcam a criança para a vida inteira. A escola deve formar indivíduos, que se expressem em inglês e português com a mesma desenvoltura.


Para isso, o ideal é estimular o aprendizado por meio da língua e não da língua em si.


Diariamente, imerso em um ambiente repleto de estímulos em uma segunda língua, a criança molda-se naturalmente pelo segundo idioma.


Mais do que qualquer outra, a educação bilíngue é uma forma de oferecer um aprendizado significativo e imparcial, promovendo a tolerância em relação a outros grupos linguísticos e culturas. O objetivo é ajudar os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis em um mundo global, ao aprenderem além das fronteiras culturais nas quais a educação escolar tradicional geralmente opera.



Confira a seguir 5 dicas que podem ajudar na escolha da escola bilíngue


1 – Devo colocar meu filho desde cedo para aprender um segundo idioma?

Aprender inglês desde a infância é um dos melhores investimentos que se pode fazer para um filho. Começando cedo, o aprendizado acontecerá de forma muito mais natural e tranquila além de trazer a vantagem de chegar à vida adulta já com o domínio de um segundo. idioma. Mas, na hora de escolher a escola bilíngue, muitos pais ainda têm dúvidas e questionam qual seria, de fato, o melhor para a criança diante de uma variedade de opções e metodologias disponíveis nesse mercado.

Por isso, vale a pena pesquisar bastante antes, ouvir a opinião de outros pais e, principalmente, decidir pela escola bilíngue que esteja mais alinhado com os objetivos em relação à educação que você deseja para o seu filho. Há, por exemplo, escolas que trabalham com foco no desenvolvimento pessoal da criança, aquelas que oferecem diferentes cursos extracurriculares, outras que são mais multiculturais etc. Tudo vai depender do que você procura e espera da instituição.


2 – Pergunte sobre a matriz curricular e a carga horária do segundo idioma.

Verifique a matriz curricular do programa bilíngue da escola, bem como a sua carga horária – o tempo em que o aluno ficará exposto ao inglês, por exemplo. O desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para ser fluente no segundo idioma, só pode ser garantido se a escola proporciona atividades diárias em inglês, que estimulem um aprendizado consistente e mostrem resultados ao longo de todo o processo.


3 – Saiba antecipadamente se a escola oferece a carga horária mínima para ser considerada bilíngue

Na educação infantil espera-se que no mínimo 75% da carga horária seja totalmente em inglês. Para o ensino fundamental 1, o ideal é que o segundo idioma ocupe 1/3 do período de aulas. No ensino fundamental 2 e ensino médio, considerando uma escola que ofereça aulas em período integral, por exemplo (7h às 15h00), cerca de 1h40 deveriam ser oferecidas exclusivamente no segundo idioma.


4 – Conheça a metodologia de ensino

Esse é outro item essencial que precisa ser avaliado, pois, em uma escola bilíngue, o aluno precisa ser conduzido por uma metodologia de ensino que proporcione uma vivência de imersão no segundo idioma. Assim, ele será estimulado a desenvolver o aprendizado da língua por meio de experiências e atividades adequadas à sua idade, desenvolvendo ainda mais a parte cognitiva.

Por isso, pergunte sobre como o programa de ensino é desenvolvido e quais são os recursos utilizados. A metodologia adequada permite que cada criança tenha suas necessidades atendidas, tornando-a capaz de desenvolver atividades em dois idiomas já nos primeiros anos da vida escolar. As ferramentas utilizadas no processo precisam variar entre músicas, peças teatrais, fábulas, tudo o que se refere à primeira comunicação e projetos, quando o aluno já chegou ao ensino fundamental.


5 – Procure saber sobre a formação dos professores.

Os professores estarão o tempo todo com o aluno e são os principais responsáveis pelo aprendizado. Diante disso, é fundamental que, sendo uma escola bilíngue, eles sejam fluentes no segundo idioma. Vale destacar, ainda, a importância de uma experiência cultural consolidada para que isso seja transmitido em sala aula. Verifique também se o colégio oferece aos professores a oportunidade e o incentivo para atualização contínua.


Artigo: SEE-SAW Escola Bilíngue



Saiba mais sobre a SEE-SAW Escola Bilíngue


Na SEE-SAW, a educação bilíngue é completa, com infraestrutura e modelo pedagógico que preparam os alunos para o futuro, do Ensino Infantil ao Médio. O contato com o segundo idioma começa logo nos primeiros três anos da educação infantil, onde as crianças escutam inglês durante toda sua rotina escolar. A partir do Fundamental I, os alunos passam a estudar o currículo brasileiro no período da manhã e o currículo bilíngue a tarde, chegando ao término do Fundamental II com capacidade de se comunicar fluentemente em inglês. Essas habilidades são aprofundadas durante o Ensino Médio, com a parceria da Rosedale Academy Programa educacional canadense, reconhecido Internacionalmente.


bottom of page