E agora?!
Sem dúvidas, é muito difícil não compararmos o desenvolvimento de nossos filhos com os coleguinhas, mas isso definitivamente não funciona. Cada um terá seu tempo de engatinhar, trocar os dentes, andar de bicicleta, ler e escrever.
Os famosos marcos de desenvolvimento como “engatinhar”, “falar”, “andar”, “ler” e “escrever” são momentos de muita ansiedade para os pais e, portanto, devemos ter cuidado para não transferir esse sentimento para os pequenos.
Mas existe uma idade máxima para que o ciclo de alfabetização seja concluído? Como saber a hora de nos preocupar?
Existe uma Política Nacional de Alfabetização – PNA, que diz que a priorização da alfabetização deve acontecer no 1º ano do ensino fundamental, quando as crianças têm seis anos. Entretanto, a PNA aceita que o ciclo de alfabetização seja finalizado aos 7 anos, portanto, no segundo ano do ensino fundamental.
E não crie expectativas muito grandes em relação ao que ele deve saber quando for considerado alfabetizado, ok?! A criança será capaz de escrever um pequeno texto ou compreender um livro sem ajuda? Talvez não. Ele talvez apenas seja capaz de extrair o som e o sentido das palavras, mas não necessariamente irá compreender um texto.
Tente levar de maneira leve todo o processo e nunca exponha para a criança argumentos de comparação. Criar o hábito de comprar/trocar livros e ler junto com os filhos, ajuda muito também!
Por outro lado, devemos dar atenção especial quando, ao longo do segundo ano do Fundamental, a criança:
- Está estagnado no processo de alfabetização
- Não apresenta nenhum interesse em escrever
E o mais importante: O primeiro passo, quando sentir insegurança em relação a qual estágio seu filho está, é agendar uma conversa com a escola. O professor é a pessoa mais indicada para dizer se a criança precisa ou não de qualquer tipo de ajuda adicional, além da escola.
Imagem: Wix
Komentáre