top of page

O educador na Pedagogia Waldorf

Atualizado: 7 de out. de 2021

Por SchoolAdvisor e Escola Waldorf Rudolf Steiner


O professor tem um importante papel na escola, seja qual for o método pedagógico adotado. No entanto, na escola Waldorf, os educadores se preparam para focar a individualidade de cada estudante, ajudando-o a reconhecer seus desafios e suas potencialidades. O professor na escola Waldorf é visto como o tutor, o incentivador, a referência calorosa com a qual os alunos podem contar.

Por essa razão, durante o ensino fundamental o mesmo educador rege o grupo de alunos por oito anos consecutivos. Ao longo do ensino médio, cada classe recebe um tutor que dá continuidade a esse acompanhamento cuidadoso. Assim, é possível cultivar vínculos profundos e duradouros com cada um dos estudantes e estabelecer uma relação de parceria com as famílias, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais saudáveis.

Para lecionar em uma escola Waldorf, além da habilitação em pedagogia ou da licenciatura específica, os professores devem ter formação na proposta Waldorf, realizada em um dos institutos reconhecidos oficialmente pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB). Tal curso tem duração aproximada de quatro anos.



Sobre a Escola Waldorf Rudolf Steiner

A Escola Waldorf Rudolf Steiner, pioneira dessa pedagogia no Brasil, foi fundada em 1955 por um grupo de pais e educadores interessados em implantar a Pedagogia Waldorf no Brasil. Atende da Educação Infantil ao término do Ensino Médio.


Saiba mais sobre a escola na página completa no nosso buscador: https://schooladvisor.com.br/escolas/35107736/Escola-Waldorf-Rudolf-Steiner

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page