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O ENEM e o Novo Ensino Médio

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Colégio CPV


O advento do Novo Ensino Médio provocou uma forte alteração na matriz curricular das escolas, mas não para todos os alunos do segmento, ainda.


Na maioria das escolas, a implantação da nova matriz está restrita à primeira série, enquanto a terceira série segue com o currículo anterior, causando um descompasso promotor de dúvidas para os envolvidos, famílias, alunos e professores. Além do mais, um enorme problema se avizinha no horizonte: os próximos vestibulares.


Como serão e o que exigirão no Novo Ensino Médio?


O MEC anunciou, no semestre passado, que o ENEM, a partir de 2024, “provavelmente” será em dois blocos, em dois dias. Um bloco com questões associadas à Formação Geral Básica e outro aos Itinerários Formativos.

Parece simples, mas está longe de ser.


A Formação Geral Básica, com a intenção de ser o currículo mínimo brasileiro, não está padronizada, ou seja, na prática, cada escola tem a sua própria matriz, tanto as disciplinas, componentes curriculares, que a compõem como a carga horária de cada uma. Até as disciplinas obrigatórias, língua portuguesa e matemática, não têm carga horária definida, a não ser a exigência de, no mínimo, uma aula semanal cada, ao longo das três séries do ensino médio.


Difícil acreditar que um exame nacional como o ENEM será equânime, mesmo diante da alegação que o exame terá ênfase na avaliação das competências e das habilidades de matemática e de língua portuguesa, com redação inclusa.

Com os Itinerários Formativos, a parte flexível do currículo brasileiro, o problema se agiganta.


A proposta do MEC é avaliar este bloco com quatro opções para o candidato, cada uma envolvendo duas das quatro áreas do conhecimento definidas na BNCC.

Há várias escolas que os Itinerários Formativos se limitam a uma área do conhecimento e em outras que as duas áreas do conhecimento adotadas não são as eleitas pelo MEC.


Além do mais, o candidato será informado das opções que cada curso universitário no SISU exigirá? Em que momento? Após o término do Ensino Médio?


Outro problemão que se abeira são os vestibulares conteudistas, entre outras, das universidades estaduais paulistas.


Quais serão os conteúdos mínimos exigidos por área de conhecimento?


Diante deste cenário, o novo ensino médio do colégio CPV manteve os conteúdos tradicionais mais solicitados, em sua Formação Geral Básica e em seus Itinerários Formativos, para assegurar a conquista universitária desejada de todos os seus alunos. Afinal, aprovar nos grandes vestibulares está em nosso DNA.


O colégio CPV também reforçou a sua proposta pedagógica de promover o Empreendedorismo em seu currículo por acreditar na sua importância para a vida acadêmica e para o futuro trabalho de nossos alunos. Um futuro digital e humano.

Aliás, a proposta de desenvolver a mentalidade empreendedora é trabalhada desde o ensino fundamental do colégio.


O colégio CPV, como sempre, acompanha atentamente as mudanças que surgem, adequando suas estratégias de ensino a cada mudança, garantindo a competitividade e a necessária tranquilidade aos nossos alunos ao longo do seu processo educativo, ainda mais neste momento de transição em que vivemos.


Artigo Colégio CPV



Sobre o Colégio CPV


A proposta pedagógica do Colégio CPV tem o compromisso de promover, desde os primeiros dias, uma educação integral e personalizada, capaz de formar pessoas aptas a empreenderem os seus talentos na construção de uma vida humana digna, plena e sustentável num mundo cada vez mais globalizado e digital. As necessárias competências e habilidades preconizadas na BNCC serão desenvolvidas em um ambiente escolar amplo, saudável e instigador, supervisionado por uma equipe pedagógica e administrativa engajada e motivada, características de um grupo educacional com mais de sessenta anos de existência na cidade de São Paulo.


Para ver informações completas sobre o Colégio CPV, acesse o buscador de escolas particulares SchoolAdvisor. Clique aqui.
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