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O uso do meio digital para a escolha da escola para os filhos



Em 2023, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais se conectou à internet*, o que representa 156 milhões de pessoas conectadas.

Ou seja, a internet já virou mainstream (amplo). Com certeza, isso não é novidade para ninguém, não é mesmo?! Mas vamos continuar: segundo uma pesquisa realizada pela SchoolAdvisor, o tempo médio que as famílias passam buscando informações sobre escolas, antes de tomarem uma decisão é de:

·      até 3 meses: 36% das respostas

·      4 a 9 meses: 45% das respostas

·      mais do que 9 meses: 19% das respostas

De fato, o tempo de decisão é longo, muito diferente de uma compra por impulso de um bem de consumo ou alimento.

Ao longo de todo esse período de pesquisa, as famílias estão, claro, navegando aqui pela Internet!

 

Para que a escola seja constantemente “lembrada” e considerada no momento de decisão, ela precisa se fazer presente ao longo do ano de diferentes maneiras, isso se chama Awareness ou “Consciência de Marca”.

Sendo assim, o marketing digital para escolas é uma estratégia essencial, onde a presença online é crucial para alcançar pais e alunos em potencial. Listo aqui algumas estratégias e táticas comuns usadas no marketing digital para escolas:

 

Site otimizado: Ter um site profissional e fácil de usar é fundamental. Deve ser otimizado para SEO (Search Engine Optimization) para garantir que ele apareça nos resultados de busca quando as famílias procuram por escolas na região.

 

Marketing de conteúdo: Produzir conteúdo relevante para canais adequados, como blogs, artigos, vídeos e infográficos, sobre temas educacionais ou relacionados à vida escolar ajuda demonstrar a expertise da escola.

 

Presença em canais relevantes: É muito importante estar presente em canais do seu nicho. Se fazer presente em ambientes cujo tema principal seja educação e escolas, é essencial para o ganho de autoridade e notoriedade.

 

Presença nas redes sociais: A escola pode compartilhar informações sobre eventos, conquistas dos alunos, dicas educacionais etc. O importante é escolher as plataformas certas com base no público-alvo da escola.

 

Publicidade online: Investir em anúncios pagos, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, pode ajudar a alcançar um público mais amplo e direcionado. Esses anúncios podem promover eventos da escola, matrículas abertas, programas especiais, entre outros.

 

E-mail marketing: Manter uma lista de e-mails de pais, alunos e ex-alunos é uma ótima maneira de se comunicar regularmente. E-mails podem incluir newsletters, atualizações sobre eventos e informações importantes da escola.

 

Marketing de boca a boca online: Incentivar famílias e alunos satisfeitos a deixar avaliações positivas em sites de avaliação, como a SchoolAdvisor e Google Meu Negócio, pode melhorar a reputação online da escola e atrair novos alunos. É o famoso: "Eu li um comentário na Internet".

 

Webinars e eventos online: Realizar webinars sobre temas educacionais relevantes pode atrair interesse e engajar a comunidade escolar.

 

Estudar o funil de venda: Monitorar constantemente o desempenho das campanhas de marketing digital por meio de métricas como tráfego do site, taxa de conversão e engajamento nas redes sociais. Importante ressaltar, que por ser um processo decisório não imediato, todas as ações podem contribuir de diferentes maneiras para a “conversão final”. O universo on-line exige frequência e construção contínuas e não apenas ações pontuais.



 

 

*Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). 

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