Por Brazilian International School
Segundo um levantamento realizado pelo British Council, apenas 3% da população brasileira pode ser realmente considerada fluente em inglês. Em contrapartida, o idioma - considerado global - é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho e obrigatório para estudos na grande maioria das universidades no exterior.
Esses dados mostram que a educação bilíngue tem um papel essencial no país, possibilitando uma vivência muito mais imersiva no idioma. Nesse tipo de aprendizado, não se estuda a língua, mas sim por meio da língua, e isso faz uma grande diferença.
A metodologia das escolas e a forma como elas conduzem a presença do inglês na rotina dos alunos é crucial para os resultados obtidos. Uma instituição de ensino comprometida com os seus ideais transforma todos os momentos em possibilidades de aprendizado do segundo idioma.
Há duas décadas, esse é o objetivo do Brazilian International School, que acompanha os seus educandos no percurso do bilinguismo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O que é a educação bilíngue
O método da educação bilíngue diferencia-se do método tradicional por incluir em seu currículo disciplinas ministradas inteiramente na Língua Inglesa. O idioma não é apenas mais uma matéria que faz parte da estrutura básica, mas sim o veículo utilizado para a compreensão de outros conteúdos. As escolas que seguem a metodologia do ensino bilíngue integram dois conhecimentos em um só e estimulam os alunos a criarem uma relação de intimidade com a segunda língua. Desta forma, terão não apenas o conhecimento gramatical, mas a capacidade de saberem expressar-se, inclusive sobre assuntos complexos. A estrutura curricular privilegiada é a brasileira, mas há espaço para abranger ainda uma parte importante do currículo internacional. Vale ressaltar, no entanto, que escolas bilíngues não são necessariamente escolas internacionais. No segundo caso, o programa seguido não é o do Brasil, mas sim o do país onde a instituição tem origem, assim como o calendário letivo. Basicamente, é uma escola que mantém toda a estrutura estrangeira estando em solo brasileiro.
Image: Wix
Principais vantagens do estudo bilíngue
Qualquer aprendizado traz sempre benefícios, mas a educação bilíngue está um nível além. Confira abaixo as vantagens da fluência em outro idioma na vida e na carreira dos educandos.
Fluência real e verificável na segunda língua
Enquanto nas instituições de ensino tradicional o estudo da língua é limitado a períodos que normalmente só acontecem poucas vezes por semana, no bilinguismo ele é uma constante. A única maneira de aprender verdadeiramente uma segunda língua é exercitá-la sempre em todas as vertentes: fala, escuta, leitura e escrita. Estando o aluno envolvido em todas as atividades e aulas que fazem parte do programa de uma escola bilíngue, ele terá o cenário perfeito para se tornar fluente.
Acesso ao ensino superior em outros países
O inglês é um dos idiomas mais falados do mundo e é considerado a língua oficial na globalização. Portanto, para pleitear uma vaga nas mais conceituadas instituições de Ensino Superior estrangeiras, a fluência é obrigatória. Mesmo nos países onde a língua materna não é o inglês, muitas universidades optam por oferecer programas no idioma. Para se candidatar, é quase sempre necessário ter um índice alto em um exame de proficiência.
Destaque no mercado de trabalho nacional e internacional
Não é difícil perceber que, em um país onde a taxa de fluência é mínima, um profissional qualificado que tenha o total domínio do idioma tem logo uma vantagem. Mesmo para trabalhar no mercado nacional, tal requisito é bastante valorizado, podendo levar ao aumento do salário em mais de 60%.
O destaque é garantido no Brasil, e no exterior as oportunidades também não faltam. Unir uma boa formação acadêmica à fluência é a receita do sucesso para entrar no radar também das empresas internacionais. Cada vez mais companhias valorizam uma equipe diversificada, mas sempre conectada pelo inglês.
Possibilidade de contactar com uma outra cultura por meio do idioma
Aprender um novo idioma é uma verdadeira experiência multifacetada. A língua traz com ela toda uma cultura e esse contato durante o processo de aprendizagem é transformador. O estudante amplia a sua visão de mundo quando entra em contato com esse universo, tornando-se mais compreensivo e respeitador de tradições que são diferentes das suas.
O que observar ao escolher uma escola bilíngue
Nos últimos anos, o número de escolas bilíngues vem aumentando no país. A universalização do inglês fez com que mais pais procurassem dar aos seus filhos desde cedo a possibilidade de criar uma proximidade com a segunda língua.
A escolha de uma instituição de ensino é muito importante e tem impacto no presente e futuro das crianças e adolescentes. Portanto, é fundamental ter atenção a determinados critérios na hora de tomar uma decisão envolvendo a educação bilíngue.
Confira algumas dicas do que levar em conta na hora de optar por uma instituição para matricular o seu filho.
1. Investigue a metodologia de ensino bilíngue. Descubra como, no dia a dia, a escola trabalha o idioma. Uma instituição bilíngue não é um curso de idiomas, ela tem toda uma estrutura que inclui o aprendizado de conteúdos-base, como matemática em inglês.
2. Procure saber sobre a formação dos professores. São eles que lidarão diretamente com os alunos e, portanto, precisam ser altamente qualificados. Além de fluência indiscutível no inglês, devem ter preparo pedagógico para transmitir o conhecimento em outro idioma.
3. Tenha atenção ao tipo de avaliação realizada pela instituição. Verifique se o desenvolvimento da fluência é devidamente acompanhado e se a instituição se preocupa com isso. Um monitoramento constante é necessário pois, além de interferir na aquisição do novo idioma, também pode prejudicar o desempenho em outras disciplinas.
4. Não esqueça de verificar se as atividades extraclasse seguem o bilinguismo. O currículo formal pode estar de acordo com o esperado, mas será que as atividades extra também estarão? Esse ponto é essencial porque promove o exercício do idioma em outros contextos, fora da sala de aula.
A metodologia de ensino bilíngue não diz respeito apenas a uma transmissão ou tradução de conteúdos e valores. Esse aprendizado descortina todo um universo totalmente novo para aqueles que estão aprendendo. As crianças e adolescentes expandem as suas visões em uma fase ainda precoce, crescendo mais preparadas em diferentes níveis. A forma como a escola conduz esse processo é determinante na construção das vivências do aluno com o idioma. O Brazilian International School tem consciência da sua função na vida dos educandos e suas famílias, oferecendo ensino de alta qualidade, mas também mantendo a proximidade e o afeto.
A primeira infância, fase que vai de 0 a 6 anos, é o período de maior desenvolvimento cerebral de um ser humano. As experiências vivenciadas, as habilidades adquiridas e os estímulos apresentados nessa fase reverberam diretamente na vida adulta de uma pessoa. Sabendo disso, muitos pais frequentemente buscam o aconselhamento de pediatras ou profissionais da Educação Infantil para entender o que seus filhos precisam aprender, e uma das respostas mais comuns está relacionada ao desenvolvimento e aprendizado da linguagem, da comunicação.
O Brazilian International School, em sua proposta pedagógica, promove a educação bilíngue, por meio do ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, considerando uma imersão linguística e cultural nos dois idiomas.
A aquisição de um segundo idioma na primeira infância traz benefícios que impactam positivamente no desenvolvimento acadêmico e social de um ser humano. Crianças bilíngues desde cedo mostram um desenvolvimento precoce, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues.
“O bilinguismo tem efeitos positivos no desenvolvimento linguístico e educacional das crianças. Quando as crianças continuam a desenvolver suas habilidades em duas ou mais línguas através dos anos da escola primária, elas ganham um entendimento mais profundo de linguagem e de como usá-la de forma eficaz. Elas têm mais prática em processar a língua e são capazes de comparar e contrastar os modos nos quais suas duas línguas organizam a realidade. As crianças bilíngues podem também desenvolver mais flexibilidade em seus pensamentos como um resultado de processamento de informação através de duas línguas diferentes. (Cummins, J. (2000) Language, Power, and Pedagogy.)
Indivíduos bilíngues não são apenas capazes de expressar uma ideia em duas línguas, mas também têm a oportunidade de vivenciar experiências que fazem parte de duas culturas. O bilinguismo é de fato a chave para o biculturalismo. A aquisição simultânea de duas ou mais línguas desde o nascimento não representa um risco para o desenvolvimento cognitivo ou social das crianças, e sim, oferece benefícios muitas vezes não disponíveis para monolingues. Seguem aqui algumas dessas vantagens:
Facilidade para se comunicar
Em comparação com as crianças monolíngues, as crianças multilíngues são expostas às mais diversas experiências sociais, o que as ajuda a desenvolver diferentes perspectivas sobre uma situação pessoal ou coletiva. A capacidade de considerar perspectivas diferentes é um traço chave na comunicação e pode servir para uma variedade de situações, desde relacionamentos interpessoais até ambientes de trabalho. No Brazilian International School o trabalho com as “soft skills” e a inteligência emocional se inicia desde a Educação Infantil, por meio de projetos como “A journey through emotions” ou “Values matter”.
Agilidade para aprender outros idiomas
A aquisição de vários idiomas pode ajudar no processo de aprendizagem de uma nova língua, bem como melhorar a competência na língua nativa. Isso ocorre porque as línguas reforçam umas às outras e fornecem ferramentas para fortalecer as habilidades fonológicas, morfológicas e sintáticas. Os alunos do Brazilian International School iniciam o aprendizado da Língua Espanhola a partir do Ensino Fundamental 2. A fluência na Língua Inglesa já adquirida desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental 1 permite que o terceiro idioma seja internalizado ainda mais facilmente.
Consciência cultural global
Ser bilíngue expõe um indivíduo a diversos costumes, ideias e perspectivas de diferentes culturas. A língua é a identidade de um povo e aprender novos idiomas desde a primeira infância amplia as experiências de imersão em diferentes culturas e o desenvolvimento do respeito e apreciação à diversidade cultural de cada povo. Os alunos do Brazilian International School têm a possibilidade de participar de projetos interdisciplinares como “Cultural Diversity” ou “Traveling through English speaking countries” ampliando, assim, a consciência global das crianças.
Retardar o início de Alzheimer / demência
Estudos - matéria VEJA, BIALYSTOK e outros (2007)- mostram que a aquisição de uma segunda língua desde a primeira infância auxilia no desenvolvimento das funções executivas cerebrais, retardando a manifestação de doenças degenerativas como o Alzheimer. Isso se deve ao constante controle mental do uso de múltiplas línguas, que exercita o cérebro e ajuda a evitar que ele degenere.
Maiores oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro
A habilidade de dominar a comunicação em mais de um idioma promove um diferencial acadêmico. No Brazilian International School os alunos do High School têm a oportunidade de se graduarem com o Dual Diploma, ampliando as possibilidades para as futuras escolhas acadêmicas e profissionais.
A aquisição de uma segunda língua na primeira infância deve ser compreendida como uma excelente oportunidade de promover à criança experiências multiculturais. Ainda assim, é preciso lembrar que para uma criança se tornar um indivíduo bilíngue, a exposição e a imersão ao segundo idioma devem ser feitas com constância e intencionalidade pedagógica. Uma criança não se tornará fluente em um novo idioma assistindo a um programa de TV uma vez por semana. Sua exposição à nova lingua deve ser consistente, envolvente e significativa. As crianças não entendem os benefícios de longo prazo do aprendizado de línguas, mas têm um desejo inato de se comunicar e de serem compreendidas. É por isso que o novo idioma deve ser mais do que uma atividade casual.
Ele precisa ser integrado a um ambiente significativo e acolhedor para que a criança realmente vivencie situações que a ajudarão a internalizar a segunda língua e usá-la com naturalidade e domínio. Esta é a proposta do Brazilian International School: a formação de comunicadores bilíngues e multilíngues que constroem pontes entre as distâncias geográficas e culturais, prontos para vivenciar as mais diferentes oportunidades que a vida lhes apresentar.
Artigo enviado pelo Brazilian International School
Saiba mais sobre a BIS - Brazilian International School
A BIS é uma escola bilíngue com mais de 20 anos no mercado educacional. Oferecer uma educação de vanguarda. Esse é o principal objetivo do Brazilian International School ao delinear a sua proposta pedagógica, a qual é direcionada para o desenvolvimento de capacidades, potencialidades e aptidões de cada educando. Trabalham com metodologias ativas e as avaliações são de cunho formativo, prezam pela qualidade do ensino-aprendizagem e não pela quantidade de matéria ministrada. Acreditam em um colégio humanista e em uma formação sócio-interacionista, buscando pelo conectivismo, tornando os alunos protagonistas no ambiente de aprendizagem
Comments