top of page

Pesquisa SchoolAdvisor: mães priorizam infraestrutura e pedagogia ao buscar uma escola particular

Plataforma comparadora de escolas, que recebe visita de 35 mil famílias por mês e já ajudou 400 mil em busca de informações sobre escolas particulares, revela o comportamento na hora de decidir destino escolar. Itens como projeto pedagógico, infraestrutura, mensalidade e localização são critérios fundamentais; ENEM não é prioridade máxima nem no ensino médio


Qual é a escola ideal para matricular seu filho? Esta é uma das perguntas mais difíceis na vida das mães. A resposta? Vai depender de muitos fatores como localização, linha pedagógica, valor da mensalidade, perfil dos pais e valores pessoais.

Diante desses importantes dilemas, a SchoolAdvisor (www.schooladvisor.com.br), site comparador de escolas, organizou informações de cerca de 40 mil estabelecimentos particulares no Brasil com recomendações e ferramentas de navegação para explorar e identificar afinidades para o projeto educacional das crianças.

Entre as metodologias proprietárias da empresa fundada em 2018 estão a Calculadora de Gastos Escolares e a Jornada 4 Passos Facilitadores para a escolha de um local de ensino.


PRIORIDADES PARA OS PAIS


Dados por faixa etária/tipo de educação da SchoolAdvisor mostram que no ensino fundamental 1, por exemplo, a ordem de importância na hora da escolha das famílias são infraestrutura (16,44%), pedagogia (16,26%), mensalidade (15,92%), localização (15,22%), recomendação de outras famílias (14,71%), bilinguismo (11,07%) e, por último, a nota do ENEM (10,38%).

Quando se trata do fundamental 2, o item pedagogia desponta em primeiro com 16,63%. Mensalidade aparece em segundo com 16,23%, seguido de infraestrutura e localização, empatados com 15,82%. Recomendação de outras famílias tem 13,59%, nota do ENEM, 11,97%, e, por último, bilinguismo, com 10,38%.

No ensino médio, os itens pedagogia e infraestrutura aparecem empatados em primeiro lugar com 16,95%. Os critérios mensalidade e recomendação de outras famílias aparecem em segundo com 15,25% cada um. Localização e nota do ENEM vêm terceiro, também empatados com 13,56%. Por fim, aparece bilinguismo com 8,47%, que perde importância.

“É interessante ver como os fatores de decisão não são únicos, não tem um item com destaque absoluto. São dispersos em diferentes critérios, como deve ser uma escolha tão importante como essa. Mas também se nota que como é fisicamente o local e como meu filho ou filha será ensinado está no topo em todas as faixas escolares”, analisa Viviane Massaini, fundadora e CEO do SchoolAdvisor. “Inclusive no ensino médio, deixando performance da instituição no ENEM para trás”, pontua.



mae buscando escola particular
Imagem: Wix

Calculadora e Jornada 4 Passos


Duas ferramentas criadas pela SchoolAdvisor têm ajudado muito no planejamento educacional dos pais. A ferramenta calculadora de gastos permite que as famílias organizem o orçamento educacional dos pequenos com um valor estimado que será investido em educação até o final do ensino médio.

“Esse momento de decisão é também de muita ansiedade. Ajudamos os pais a lembrarem – e calcularem – que o custo do ensino não se resume à mensalidade. Entram alimentação, transporte, entre outros extras que têm bastante importância na conta final”, explica Viviane Massaini.


Já a Jornada 4 Passos, é uma metodologia criada pela SchoolAdvisor que ajuda famílias a trilharem um caminho consciente na escolha. Nele, as pessoas podem responder um teste de perfil educacional com 24 questões para saber se a instituição atende valores pessoais (Passo 1); preencher um mapa de critérios para definir quais devem ser os principais critério da escolha de uma escola (Passo 2); utilizar a matriz de seleção para identificar quais escolas tem mais afinidades (Passo 3) e, por fim, definir de quais escolas desejam receber um “checklist” para saber tudo o que observar durante a visita presencial (Passo 4).

“Assim como nas contas, buscamos ajudar os pais incentivando o raciocínio ao analisar todos os fatores que são importantes para eles durante a visita”, relata a CEO. “Por isso, o check-list é tão útil no momento da visita, não deixa os pais se distraírem em relação ao que realmente é prioridade para eles”.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page