top of page

Por que dar um cartão de mesada para seus filhos?

Por Mozper


Embora cuidar das finanças pessoais tenha claros benefícios para as pessoas, a preocupação em ensinar esse tipo de habilidade para as gerações futuras nem sempre foi prioridade para as famílias.


Uma pesquisa da Mozper sobre a educação financeira de crianças e adolescentes no Brasil, realizada no início de 2022, mostrou que 82% dos pais de crianças entre 10 e 17 anos não tiveram educação financeira ou apenas noções básicas durante a própria infância.

E essa falta de orientação financeira não é exclusiva de famílias de menor poder aquisitivo ou mesmo de regiões específicas, como destaca Gabriela Berrospi, fundadora do movimento Latino Wall Street, que observa de perto como as famílias latinas muitas vezes não desenvolvem uma visão de longo prazo a educação financeira de seus filhos.


A necessidade de educação financeira em países da América Latina também foi apontada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da OCDE, que examina o que os alunos sabem em diversas áreas e até que ponto podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. A organização descobriu que países como Brasil, Peru e Chile estão entre aqueles onde os alunos têm os níveis mais baixos de alfabetização financeira.


Mas mesmo que a educação financeira não tenha sido uma realidade para os pais, é possível observar como vem crescendo a preocupação das famílias com as novas gerações.

Hoje, na mesma pesquisa, vimos que 94% dos pais percebem a importância da educação financeira para a educação de seus filhos, e 90% falam sobre isso em momentos específicos ou de forma contínua com seus filhos.


Essas informações servem para mostrar não só a relevância do assunto nas famílias, mas também uma mudança de mentalidade, apresentando pais muito mais conscientes de que o legado financeiro de seus filhos também é uma de suas responsabilidades - e deveriam estar ajudando seus filhos o mais cedo possível.


A pesquisa do PISA também identificou que, em média, os alunos que têm acesso a ferramentas financeiras e administram seu dinheiro têm melhor desempenho em alfabetização financeira do que aqueles que não têm esse tipo de autonomia.


Enquanto pais que receberam educação financeira na infância são mais propensos a oferecer produtos financeiros para seus filhos e assim estimular sua independência financeira, essas famílias devem ter as ferramentas adequadas para tal.


Essa educação é exatamente o que queremos incentivar com nossa solução combinada de cartão de débito e aplicativo. Permitindo que as crianças tenham maior autonomia financeira desde cedo com seus cartões, esses jovens podem aprender na prática a lidar com seu dinheiro e tomar suas próprias decisões financeiras sem deixar de lado a orientação dos pais, que, por sua vez, acompanham todos os gastos da criança e pode gerenciar tudo através do nosso aplicativo.


O desafio de preparar as próximas gerações para uma vida financeira estável começa pela educação financeira que recebem em casa, por isso precisamos ajudar os pais a evitar a falta de orientação a que foram submetidos durante a infância.


Não apenas as instituições de ensino podem contribuir para esse objetivo, mas também os bancos e outras organizações financeiras podem criar produtos e serviços para tornar a educação financeira mais presente não apenas na infância, mas ao longo da vida.


Alinhado com os Princípios e Boas Práticas para Educação e Conscientização Financeira da OCDE, a Mozper oferece uma combinação de cartão e aplicativo que é uma forma de dar aos pais os meios para ajudar as crianças a desenvolver sua independência financeira desde cedo de maneira prática.


A educação financeira é um processo de longo prazo, e devemos trabalhar para desenvolvê-la agora. Ajudar os pais a ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro é forma de ajudar as próximas gerações a adquirir conhecimentos e habilidades que serão fundamentais para uma sociedade financeiramente responsável, contribuindo não só para uma sociedade mais estável financeira e economicamente, mas também construindo uma geração de adultos bem preparados para criar crianças financeiramente responsáveis, garantindo um futuro melhor para nossos jovens.


Como a Mozper pode ajudar?


Mozper é uma plataforma financeira gerida pelos pais, que funciona por meio de um aplicativo e de um cartão Visa. Apoiamos os pais na educação financeira de seus filhos e damos às crianças e adolescentes uma ferramenta para um futuro financeiro saudável. É a plataforma ideal para ensinar crianças e adolescentes bons hábitos ao lidar com dinheiro e finanças, promovendo a gestão do orçamento de forma consciente, incentivando a poupança com definição de metas possíveis e compreendendo o verdadeiro valor do dinheiro por meio da realização de tarefas. Tudo isso gerando saúde financeira com o controle dos pais.



Teste grátis por 30 dias e saiba como a Mozper promove a educação financeira de crianças e adolescentes. Clique aqui e peça o seu.


Artigo enviado por Mozper

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page