top of page

Por que o Grêmio Estudantil é importante para o protagonismo na escola?

Por Escola Mais


Comunicar, se organizar, falar e ter o direito de ser ouvido. O ambiente escolar vai além da sala de aula e mostra aos estudantes que eles podem se envolver e atuar diretamente na criação de um espaço melhor para todos. Neste contexto, o Grêmio Estudantil é uma alternativa interessante para as instituições de ensino. Já ouviu falar sobre ele?


Esse modelo de atuação é importante para a identificação do aluno com a escola, traz diversos benefícios como a capacidade de se organizar e resolver problemas, discutir e tomar decisões democraticamente, além de promover a mudança através das metodologias ativas.


Falaremos mais sobre os grêmios estudantis a seguir.

O que é um Grêmio Estudantil?


O Grêmio Estudantil é uma entidade formada por um grupo de alunos que tem como objetivo representar os interesses coletivos de todos os colegas. Quem está no Grêmio Estudantil pode se organizar e atuar como protagonista em assuntos de interesse dos seus colegas.


Vale destacar que a Legislação Brasileira não obriga a existência desses grupos organizados dentro das instituições de ensino. Sim, existe essa possibilidade, mas elas devem ocorrer na forma de entidades autônomas representativas dentro da escola.


Com isso, esses grupos representam o corpo de alunos da instituição quanto aos temas relacionados à educação, além das partes cívicas, sociais, culturais e esportivas.


Como os Grêmios Estudantis estimulam o protagonismo dos estudantes?


Como o principal objetivo é levar as demandas dos estudantes para professores, coordenação e demais pessoas responsáveis pela comunidade escolar, as crianças precisam se organizar e pensar juntas antes de apresentarem suas propostas.


Isso, é claro, depois de conversar com outros alunos, levantar, analisar e selecionar as principais necessidades deles.


Realizar todo esse trabalho exige que as crianças e adolescentes, na fase do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, assumam responsabilidade e atuem na linha de frente, como uma referência para os seus colegas e para as pessoas que trabalham na escola.


Pode parecer desafiador no começo, porém a iniciativa traz diversos benefícios, além de fazer com que os alunos se sintam parte da instituição.

Quais são os benefícios do Grêmio Estudantil na vida dos estudantes


É importante destacar que nem todas as escolas contam com a experiência de um Grêmio Estudantil para os seus alunos. A iniciativa pode partir da própria gestão da instituição, buscando oferecer o protagonismo dos estudantes dentro do ambiente escolar.


Na prática, o que ele pode oferecer de positivo para o desenvolvimento do aluno? Acompanhe os tópicos e descubra.

1. Diálogo e visão democrática


Como representante dos outros alunos, o Grêmio Estudantil deve ser eleito democraticamente a partir das chapas que defendem suas ideias. O grupo mais votado atuará por um período determinado. Depois, podem ser realizadas novas eleições.

Depois disso, todas as pautas prioritárias serão definidas também a partir de votação. Isso quer dizer que as ideias precisam ser organizadas e apresentadas para os coordenadores e diretores da escola. Nesse momento, ainda podem ser trabalhados o poder de argumentação e a responsabilidade.

2. Organização externa e interna


Todo Grêmio Estudantil precisa organizar as demandas, estabelecer cargos, criar um estatuto e encontrar um modelo que funcione dentro das características da escola. Mais do que saber gerenciar essas etapas, os alunos precisam aprender a delegar cada tarefa e a se organizarem para que todos estejam trabalhando dentro do propósito da chapa.

3. Responsabilidade e ética


Como representante de um Grêmio Estudantil, o aluno não pode defender seus próprios interesses. Essa responsabilidade em representar ideias de diferentes alunos, organizar e apresentar propostas para a coordenação e gestão da escola ajuda as crianças e adolescentes a entenderem seu papel e agirem de forma ética.

Além dos benefícios citados acima, o aluno se sente parte atuante da instituição e essa identificação pode reduzir os índices de evasão escolar no Brasil. Na Escola Mais, nós adotamos o projeto há algum tempo e ele tem dado bastante certo. Quer saber como? Vamos explicar!

Foto: Escola Mais


Como funciona o Grêmio Estudantil na Escola Mais?


Na Escola Mais há dois núcleos diferentes: o Comitê dos Alunos e o Grêmio Estudantil, ambos definidos durante o Fórum de Participação dos Alunos.


  • O Comitê dos Alunos é formado por um representante de cada turma e tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões de convivência escolar em conjunto com a coordenação da escola.

  • Já o Grêmio Estudantil visa incentivar e destacar o papel dos estudantes como protagonistas em ações de cultura, arte e temas de interesse geral dos outros colegas. Cada chapa pode ser composta por até seis integrantes matriculados nos ciclos do Ensino Fundamental II e Médio.

Eles organizam suas campanhas para eleger sua chapa e concorrer ao Grêmio Estudantil da sua unidade. Ao elaborar suas propostas, organizar e sugerir atividades para a escola, eles têm a oportunidade de desenvolver o espírito de liderança e trabalhos em equipe para ganhar o maior número de votos.

Por que criar um Grêmio Estudantil na escola?


Resumindo, o Grêmio Estudantil dá a chance para o estudante ter voz ativa na administração da escola. É através dele que surgem ideias e apresentam-se sugestões e críticas para a direção, coordenação e professores.

Essa iniciativa contribui para a formação e o enriquecimento educacional, além de representar os primeiros passos na vida social, cultural e política de jovens e crianças que frequentam a escola. Isso tudo, além de manter o aluno dentro da escola, evitando o êxodo escolar.

Conteúdo originalmente publicado no Blog da Escola Mais.



Saiba mais sobre a Escola Mais


A Escola Mais é uma das pioneiras no segmento de escolas acessíveis. Com mensalidades a partir de R$ 980,00, oferece inglês diário e ensino em período integral (entre 7h15 e 15h45). Após este horário, e sem custo adicional, os alunos podem participar de atividades recreativas guiadas por educadores, até as 19h. A Escola Mais tem 9 unidades em São Paulo e Joinville. Para agendar uma visita, entre em contato com a escola pelo WhatsApp clicando aqui.


Confira os endereços e informações completas de todas as unidades da Escola Mais nesse link.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page