Trilhas do futuro: Itinerários Formativos como diferencial do Novo Ensino Médio
- SchoolAdvisor Brasil

- 12 de ago.
- 3 min de leitura
Por Patrick Lima, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano

Desde a implantação do Novo Ensino Médio, o Colégio Marista Arquidiocesano tem buscado tornar a experiência dos estudantes mais conectada à realidade e aos desafios contemporâneos. Um dos principais diferenciais são os Itinerários Formativos, na unidade, conhecidos como Hubs: projetos que permitem aos jovens aprofundar conhecimentos em áreas de interesse, desenvolver competências do século XXI e se preparar, com mais consciência, para o futuro pessoal, acadêmico e profissional.
Entenda como é a estrutura do Novo Ensino Médio com os itinerários formativos
A estrutura do Ensino Médio combina a Formação Geral Básica (FGB), com disciplinas como Matemática, História, Biologia e Filosofia, a projetos interdisciplinares que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e o autoconhecimento. Essa união potencializa recursos já existentes como o ensino bilíngue e as parcerias com universidades e se constrói a partir da escuta ativa dos alunos, respeitando o DNA pedagógico do colégio e a trajetória formativa começada ainda nas séries iniciais.
Os Hubs são organizados em eixos como cultura, ciência, sustentabilidade, empreendedorismo e tecnologia. Além de alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os projetos dialogam com os anseios dos jovens e com seus projetos de vida. A proposta valoriza excelência acadêmica, protagonismo e a pesquisa como caminho de descoberta.
Quais são os itinerários formativos do Novo Ensino Médio oferecidos pelo Colégio Marista Arquidiocesano
Entre as opções já oferecidas pelo colégio em edições anteriores, estiveram projetos voltados à produção cultural e midiática, batalhas de poesia e rima, práticas sustentáveis, investigações forenses, estudos de química aplicada aos perfumes, soluções para a insegurança alimentar, empreendedorismo, geopolítica, economia criativa, arquitetura e urbanismo, iniciação científica, letramento digital e temáticas interdisciplinares que conectam ciência, arte e tecnologia. Essas experiências contribuíram para ampliar repertórios, estimular competências socioemocionais e aproximar os estudantes de áreas de interesse diversas.
No segundo semestre de 2025, os estudantes podem escolher entre:
● Movie screening at Arqui (MSA)
● Uma Jornada pelo Universo das Ciências da Saúde (Faculdade Sírio-Libanês)
● Engenharia da Computação (IBMEC)
● Criatividade e Inovação – Arte, Moda e Comunicação (FAAP)
● Primeiros passos para uma educação financeira e empreendedorismo
● Arqui Out of Gear
● Investigação Forense
● Letramento Digital: Descobrindo o Poder da Inteligência Artificial (ESPM)
● Administração e Economia (IBMEC)
● Direito (FAAP)
● A Química dos Perfumes
● Educação Financeira, a arte de transformar moedas em sonhos
● Ciências em uma abordagem alternativa
● Uma proposta de alimentação nutritiva e barata pela diminuição da fome
● Conexão global: como as empresas brasileiras fazem negócios com o mundo (ESPM)
● Empreendedorismo e as novas configurações do mundo corporativo (ESPM)
● Análise comparativa: Matemática nos grandes vestibulares
● Comunicação em ação: desenvolvendo habilidades para a formação profissional
● Soluções Experimentais: Enriquecendo o repertório dos estudantes para os Grandes Vestibulares
● Relações Internacionais
● Criptografia: o Código por Trás da Segurança Digital
A curadoria dos Hubs é realizada por uma equipe multidisciplinar e professores especializados, em parceria com instituições renomadas de ensino superior. A escolha dos temas é baseada na escuta contínua dos alunos, nas tendências de mercado e nos valores Maristas. A cada semestre, os estudantes escolhem os Hubs conforme seus interesses e objetivos.
No Marista Arquidiocesano, os Itinerários Formativos mostram que a escola pode, sim, ser um espaço de descobertas transformadoras. Ao longo dos três anos, os jovens são convidados a fazer escolhas conscientes, com espaço para errar, aprender e refinar seus objetivos. É assim que a unidade escolar prepara os estudantes para muito além dos vestibulares: para a vida.
Saiba mais sobre o Colégio Marista Arquidiocesano
O Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, oferece uma formação integral — humana, acadêmica, esportiva, cultural e espiritual — que prepara crianças e jovens para serem protagonistas do próprio aprendizado e agentes de transformação no mundo. Com uma proposta pedagógica que valoriza a curiosidade, a criatividade e a autonomia, o Marista Arqui atende alunos desde a Educação Infantil 1 até o Terceirão (3ª série do Ensino Médio). A escola conta com uma das infraestruturas mais completas da cidade: são mais de 38 mil m² de área construída, com ambientes projetados para promover experiências significativas de aprendizagem.
Para ler depoimentos, ver mensalidade e qualificações e ter acesso a informações completas sobre o Colégio Marista Arquidiocesano, acesse o comparador de escolas da SchoolAdvisor. Clique aqui.




Comentários