top of page

10 dicas para a boa alimentação infantil

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Liv Up


Os primeiros anos são fundamentais para a construção de uma boa saúde, desde o aleitamento materno até a criação de hábitos positivos. Aliás, aprender a comer bem ainda cedo pode ter um impacto positivo na vida toda, sabia? Nessa fase de desenvolvimento, é preciso ter atenção redobrada e contribuir para que essa relação seja desenvolvida de forma natural. E pra ajudar nessa missão, existem dicas para a boa alimentação infantil que podem fazer a diferença.


10 dicas práticas para a boa alimentação infantil


A partir do sexto mês de vida, há o processo de introdução alimentar. Daí em diante, cada vez mais a criança vai desenvolver a autonomia em seus comportamentos alimentares. Veja como você pode contribuir no dia a dia para uma alimentação equilibrada:


1. Torne os alimentos saudáveis acessíveis


Quanto menos trabalho der, maior a chance de consumir determinados alimentos. Por isso, tenha sempre à mão alimentos e bebidas saudáveis, incentivando seu consumo. Frutas picadinhas, snacks naturais, iogurtes, suco integral… se essas opções estiverem visíveis, tendem a ser a preferência da criança.


2. Faça as refeições em família


Quem é que não gosta de um momento gostoso na companhia de quem se ama? É justamente por isso que as refeições são importantes – além de reforçar vínculos afetivos, é um momento de aprender na prática a fazer boas escolhas alimentares.


3. Água é sempre mais saudável


Nem sempre os pequenos conseguem diferenciar sede de fome, ou então acabam não pedindo por água. Por isso, os pais devem estar atentos à ingestão diária adequada e limitar o consumo de bebidas açucaradas.


crianças bebendo água
Imagem: WIX

4. Tenha horários e rotinas alimentares


Ter uma regularidade nas refeições é um hábito que se constrói ao longo do tempo. Comer nos momentos adequados ajuda a evitar fomes fora de hora e até mesmo contribui para a qualidade do sono. Já imaginou? Caso a criança não sinta fome no momento, não negocie ou substitua por outro alimento. O ideal é aguardar para que ela sinta fome na próxima refeição.


5. De olho nas quantidades e porções


Lembre-se de que cada organismo tem necessidades correspondentes à sua faixa etária. Ou seja, não precisa forçar a comer mais. Se seu filho comer pouquinho num momento, comerá melhor depois, está tudo bem. Faz parte do processo de aprendizado sobre a sensação de saciedade.


6. Deixe os pratos mais divertidos


Cores diferentes, forminhas em formatos criativos, e outras maneiras de brincar com a apresentação do prato são modos de tornar as refeições mais atrativas. Isso também serve como incentivo para que as crianças queiram testar novos alimentos.


7. Experimente novas receitas e alimentos


É muito importante contribuir para a formação do paladar usando receitas e ingredientes diversificados. Evite a monotonia à mesa e incentive descobertas.


8. Evite forçar alimentos


Oferecer é sempre bom, mas não precisa forçar. Caso a criança não queira comer, sem problemas, tente novamente em outra ocasião. Não desista, aos poucos os pequenos se rendem e acabam aderindo a novas opções.


9. Tenha opções práticas


Quem tem criança em casa sabe o quanto isso exige dedicação e, muitas vezes, o fator tempo pode ser um obstáculo. Para evitar cair na cilada dos fast foods e ultraprocessados, a dica é ter em casa opções saudáveis congeladas. Assim, quando a rotina estiver corrida, é só aquecer e manter a qualidade na alimentação sem estresse e com muito sabor.


10. Dê o exemplo


Crianças imitam os adultos e por isso ser o espelho dos pequenos é uma forma bem natural de ensinar bons hábitos. Comer frutas e verduras, explicando seus benefícios, com certeza facilita o aprendizado de regras e comportamentos saudáveis.


Viu só como é possível incentivar uma boa alimentação infantil aí na sua casa de um jeito bem leve e gostoso? Colocando essas dicas em prática, fica muito mais fácil ajudar na construção de uma relação positiva com a comida, como deve ser. E se precisar de uma mãozinha, conte com as receitinhas do blog da Liv Up, ou as refeições que já vêm prontas para você e seu filho saborearem.

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page