top of page

5 dicas para a hora das refeições das crianças

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Liv Up


Os pais e responsáveis com certeza sabem que a hora das refeições das crianças pode ser um verdadeiro desafio. Há aqueles sem apetite, outros que preferem brincar com alimentos, os que recusam certas comidas ou ainda quem não consiga desgrudar das telinhas.

Mas a boa notícia é que, com alguns hábitos, o horário de comer não precisa ser um caos. Aliás, ele pode se transformar num momento divertido em família, educativo e, é claro, muito gostoso.


5 dicas para a hora das refeições das crianças


Conheça alguns hábitos simples que podem transformar a rotina alimentar:


1. Use a criatividade


A gente sabe que a criançada adora diversão, então porque não trazer isso pra mesa? Brincar com o colorido e a forma dos alimentos pode ajudar a montar apresentações que com certeza vão fazer os pequenos se renderem até àqueles alimentos aos quais têm algum tipo de resistência.


Os brócolis podem montar uma floresta, as frutas formam figuras, enfim, até mesmo pedir a opinião dos pequenos em como organizar o prato gera uma relação mais prazerosa com os ingredientes.


2. Ter rotina de horários


Um ponto de atenção importante é criar, desde cedo, horários adequados para as refeições. Assim, além de conseguir reunir a família à mesa, evitam-se as fomes fora de hora.

Ensine também a comer pausadamente e mastigar bem os alimentos. É preciso ter paciência e constância, mas ao longo do tempo esse processo se tornará bem natural.



Bebê comendo
Imagem: WIX

Imagem: Wix


3. Evitar distrações


Pode ser difícil manter o foco da criança, mas o ideal é evitar qualquer tipo de distração, como a televisão ou celulares durante as refeições.

A hora de comer é um momento que merece atenção plena, seja fazendo a mastigação correta, ou simplesmente curtindo a companhia dos familiares. É uma oportunidade para reforçar laços e também ensinar hábitos saudáveis aos filhos.


4.Inserir os pequenos na preparação


Quem é que não tem uma memória afetiva da preparação de uma receita? Melhor ainda, se os pequenos puderem ajudar no preparo. O contato direto com o alimento repercute positivamente no apetite.

Claro que as tarefas devem ser adequadas à idade das crianças. Os menores podem ajudar a separar os alimentos ou decorar o prato, os maiores ajudam descascando um legume, etc. O importante é que elas participem desse momento, entendam a importância de conhecer aquilo que vai para o prato e desenvolvam autonomia nas suas escolhas alimentares.


5. Seja o exemplo


As crianças espelham comportamentos dos pais e adultos ao redor e com a alimentação não é diferente. Ou seja, não adianta querer que os pequenos comam frutas e verduras se você também não come. Ao sentar à mesa, dê preferência aos alimentos saudáveis, e não deixe de aproveitar pra explicar porque cada alimento é importante e quais os seus benefícios. E para quando o tempo ficar apertado, tenha no armário ou no freezer opções práticas e equilibradas, como os congelados saudáveis, por exemplo, que ajudam a manter a alimentação em dia mesmo em rotinas agitadas.


Tornar a hora das refeições das crianças mais bacana pode ser mais descomplicado do que você imagina. Com paciência e a criação de novos hábitos, esse momento se torna muito mais saudável e gostoso pra todo mundo. E para facilitar ainda mais, você pode sempre contar com a Liv Up, seja com conteúdo sobre comida de verdade, ou com refeições que já vêm prontinhas.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page