Por Liv Up
Os orgânicos estão ganhando mais espaço na mesa do brasileiro e não é para menos. Afinal, consumi-los é garantir uma nutrição mais saudável e segura, além dos benefícios para o planeta. Esse cuidado ganha ainda mais força quando falamos da importância dos orgânicos para a alimentação infantil.
Qual a importância dos alimentos orgânicos para a alimentação infantil?
O Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021 mostrou que os novos consumidores cresceram de 19% a 31%, em relação à pesquisa anterior, publicada em 2019. O cuidado com a saúde é uma das principais causas, afinal de contas, o último estudo da ANVISA apontou que 51% das amostras de alimentos continham resíduos de agrotóxicos. Assustador, não é?
Sabendo que mais da metade dos alimentos tradicionais que compramos e consumimos está contaminada, a alternativa é optar sempre que possível pelos alimentos orgânicos, evitando a exposição das crianças a substâncias tóxicas. A longo prazo, menos exposição quer dizer menos risco de doenças e complicações de saúde derivados de fertilizantes, agrotóxicos e outros defensivos agrícolas.
Outro ponto em jogo é a cognição. Um estudo realizado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona fez uma conexão entre a alimentação e o desempenho de crianças, como resolução de problemas e memória. Um cardápio com boa variedade alimentar e itens naturais foi relacionado a um melhor desenvolvimento cognitivo.
Benefícios dos alimentos orgânicos
Saiba mais sobre as vantagens de inserir orgânicos na alimentação dos pequenos:
Comida fresquinha e saborosa
Como os orgânicos certificados precisam ser produzidos respeitando a sazonalidade da natureza, as frutas e verduras são fresquinhos. Portanto, mais saborosos. Assim, você também garante variedade alimentar, mudando o cardápio ao longo do ano.
Mais saúde no prato
Sendo cultivados livres de agrotóxicos e transgênicos, isso significa que as crianças estão menos expostas a esse tipo de substâncias e à contaminação por metais pesados, por exemplo. É pra comer sem preocupações ou medo de ser feliz.
Aprender a fazer a escolha certa
Quando se fala em orgânicos, se fala também em toda uma cadeia de produção que faz bem pro planeta, pra quem come e pra quem planta. Esse modelo proporciona que os produtos não se exponham aos pesticidas e elementos tóxicos.
Além disso, a criança pode aprender desde cedo sobre a origem da comida, a importância de fazer escolhas saudáveis e também de cuidar do planeta.
Onde comprar alimentos orgânicos?
Felizmente, comprar orgânicos pode ser muito mais prático do que você imagina. Existem opções online onde você tem acesso a produtos selecionados a dedo e que chegam na sua casa bem fresquinhos ou em refeições congeladas prontas para consumir.
É o caso da Liv Up, que entrega tudo de sabor, com um cuidado de ponta a ponta, desde os agricultores parceiros até a sua mesa. Vem conhecer mais!
Comments