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Quais são os fundamentos que norteiam a pedagogia Waldorf?

Por SchoolAdvisor e Escola Waldorf Rudolf Steiner


A pedagogia Waldorf surgiu na Alemanha, em meio ao caos social e econômico que se seguiu à Primeira Guerra Mundial. Em um momento no qual a sociedade alemã buscava a autogestão, com a diminuição da intervenção do Estado, o filósofo Rudolf Steiner propôs um olhar salutogênico para a estrutura do organismo social focada no desenvolvimento integral do ser humano, através da conciliação entre o olhar científico e o espiritual. De acordo com Steiner, a Antroposofia é uma ciência espiritual.

O método Waldorf leva em consideração os aspectos individuais dos estudantes, assim como as particularidades da faixa etária a que pertencem. As escolas Waldorf buscam oferecer as condições necessárias para que cada aluno identifique e desenvolva seu potencial, suas virtudes e seus talentos, formando cidadãos capazes de agir autônoma e conscientemente na sociedade em que vivem.

Para que haja assimilação do conhecimento, a escola Waldorf se pauta no processo de ensino-aprendizagem baseado na tríade das capacidades humanas que podem ser sintetizadas em: pensar, sentir e agir.

Conheça abaixo os fundamentos que norteiam a Antroposofia e a pedagogia Waldorf:

- PENSAR: Chama a atenção no ser humano as suas capacidades de pensar autonomamente e com clareza, de realizar escolhas conscientes e de tomar decisões significativas. Assim, as escolas Waldorf têm como objetivo formar indivíduos que prezam pela sua liberdade e pela sua habilidade de pensar criativamente.

- SENTIR: As emoções e os sentimentos fazem parte do processo de aprendizado. Por isso, a arte é tão valorizada no cotidiano das escolas Waldorf: a expressão artística permite que os estudantes compreendam os temas que estudam em maior profundidade, integrando seus sentimentos e necessidades ao processo de aprendizagem.

- AGIR: As escolas Waldorf respeitam e acompanham o ritmo de crescimento e aprendizagem dos estudantes, pois assumem que o processo de desenvolvimento da civilização humana integra aspectos históricos e sócio-culturais. Também o brincar livre e a interação com a natureza são importantes fatores no método Waldorf, principalmente quando voltados para as crianças menores. Os ciclos naturais e culturais fazem parte do processo de amadurecimento e formação de seres humanos íntegros e integrados. Também por essa razão, as escolas Waldorf não reprovam os alunos - o currículo está a serviço dos alunos, e não o contrário. O principal objetivo curricular é apoiar os diferentes momentos do desenvolvimento humano.



Sobre a Escola Waldorf Rudolf Steiner


A Escola Waldorf Rudolf Steiner, pioneira dessa pedagogia no Brasil, foi fundada em 1955 por um grupo de pais e educadores interessados em implantar a Pedagogia Waldorf no Brasil. Atende da Educação Infantil ao término do Ensino Médio.


Saiba mais sobre a escola na página completa no nosso buscador: https://schooladvisor.com.br/escolas/35107736/Escola-Waldorf-Rudolf-Steiner


Imagem: Canva

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